Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

Concerto de Corpus Christi reverencia obra do Padre José Maurício

Governo de Pernambuco e UFPE promovem mais um evento gratuito de música clássica na Igreja Madre de Deus

O repertório de um dos maiores compositores da música sacra brasileira vai ecoar pela Igreja Madre de Deus nesta quinta-feira, 15 de junho. Mulato e descendente de escravos, o padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) foi também professor de música e multi-instrumentista. Com uma obra que reflete as mudanças estéticas, sociais e culturais da passagem do Brasil colonial para o império, o carioca é um dos nomes mais representativos da música clássica brasileira.

“Exemplo de determinação e superação, suas elevadas qualificações artísticas e intelectuais conquistaram não só a sociedade escravocrata de sua época, mas também o príncipe-regente Dom João, que foi um grande admirador de seu talento, e o nomeou Mestre da Capela Real. Compôs uma obra colossal e de grande qualidade como a Missa de Nossa Senhora da Conceição (1810), de grande virtuosidade orquestral e vocal que teremos o prazer de apresentar neste concerto. É, portanto, com toda devoção, admiração e gratidão que celebramos os seus 250 anos de nascimento”, destaca o maestro Wendell Kettle, que assina a direção musical do Concerto e vai reger a Sinfonieta e o Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da Universidade Federal de Pernambuco.

Divulgação

Divulgação

A Sinfonieta e o Coro de Solistas da UFPE

O evento, aberto ao público, é decorrente de mais uma parceria entre a UFPE e o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. “Este é o terceiro concerto que realizamos na perspectiva de evidenciar a música clássica brasileira e aplaudir os jovens musicistas de Pernambuco”, convida Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.

Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “será ainda uma oportunidade dos pernambucanos apreciarem um dos nossos mais belos patrimônios tombados, a Igreja Madre de Deus, destacando a importância de ocupá-los com uma rica programação cultural”.

Jan Ribeiro/Fundarpe

Jan Ribeiro/Fundarpe

O maestro Wendell Kettle

De acordo com Frei Rinaldo, pároco da Madre de Deus, “a Igreja está em campanha de arrecadação para o restauro dos telhados e das calhas, portanto, além de oportunizar a vivência da música, queremos com o Concerto sensibilizar a comunidade para a preservação deste patrimônio, que não é apenas da Arquidiocese, mas de todos os pernambucanos e de todo o Brasil”.

A Igreja Madre de Deus foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938. Um incêndio em 1971 destruiu grande parte da capela-mor, que teve seus elementos recuperados na década de 1980. Aqueles que desejarem colaborar com mais uma obra necessária à preservação da Igreja, poderão fazê-lo no dia do Concerto. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Madre de Deus, pelo telefone 3224-5587.

SERVIÇO:

Concerto Coral-Sinfônico

Pe. José Maurício 250 anos – I

Quando: quinta (15), às 20h

Onde: Igreja madre de Deus, Bairro do Recife

Gratuito

 

< voltar para home