Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

Festival Canavial chega às cidades de Olinda e Vicência

Seminário, shows e oficinas fazem parte da programação nesta etapa. O coco será o protagonistas nas apresentações

O Festival Canavial, que começou semana passada, em Nazaré da Mata e Limoeiro, pegou a estrada e, nesta semana, chega a dois outros municípios: Olinda e Vicência. A partir desta quinta (20), uma programação vai presentear as cidades com atrações calcadas na abordagem do festival: Consciência Negra e música rural. O coco é quem vai comandar a festa e chamar à população a celebrar a cultura popular. O Festival Canavial seguirá sua jornada até o dia 13 de dezembro e ainda terá como destino a cidade de Buenos Aires, na Zona da Mata Norte.

Tiago Calazans/Secult-PE

Tiago Calazans/Secult-PE

Selma do Coco é uma das estrelas dessa etapa do Festival Canavial

Caldeirão cultural do estado, em que abriga as mais fortes manifestações populares de Pernambuco, Olinda encontra-se fora do trajeto habitual do Festival Canavial, mas foi contemplada com a programação pela sua representatividade com as tradições populares, em especial, a cultura negra. E é nesta quinta (20), em que se celebra a negritude brasileira, que a programação começa com o Seminário Consciência Negra, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal de Olinda; e a oficina de Coco de Umbigada, que vai de 9h a meio-dia, na quinta e sexta (21), no Centro Cultural Coco de Umbigada.

À noite, o tradicional Largo do Guadalupe terá dois dias de festa totalmente voltados ao coco. Nesta quinta (20) e sexta (21), a partir das 21h, um total de 12 atrações irão se apresentar, entre eles Selma do Coco, Aurinha do Coco, Zeca do Rolete, Bongar, Zé de Tete, entre outros. E, ainda dentro da musicalidade negra, Valdi Afonjah traz o seu reggae, na quinta, e a cantora Leci Brandão fará todo mundo sambar, encerrando a noite da sexta.

Já em Vicência, a programação desta quinta (20) será no Engenho Poço Comprido, com as apresentações de Grupo Torubamba (15h) e Coco de Wanda (16h). Na próxima semana, o município continua com atividades do Festival Canavial. De segunda (24) a quarta (26), serão oferecidas ações de formação no Ponto de Cultura Poço Comprido. Das 9h às 12h, acontecem o curso de empreendedorismo e as oficinas “Artesanato em Fibra da Bananeira” e “Adereços de Cavalo Marinho”.

Confira as programação de OLINDA e VICÊNCIA.

< voltar para home