Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

Frei Caneca FM celebra dois anos com nova grade de programação

Comemorações começam esta semana e se estendem até julho, marcadas pelo fortalecimento da comunicação pública e pela estreia dos 44 programas da sociedade civil, que foram selecionados no primeiro edital remunerado da rádio

Divulgação

Divulgação

Nova grade envolve programas selecionados anteriormente através de um edital público de seleção

Há dois anos assegurando voz aos recifenses, a Frei Caneca FM vai comemorar aniversário com um mês de ações e programações que reafirmam seu compromisso com a cultura pernambucana e com a democratização da comunicação. Os convidados de honra para a festa são outras emissoras públicas da cidade: a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), TV Universitária (TVU) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Campus Caruaru, que terão programação veiculada na grade da rádio. E o presente, quem vai ganhar são os recifenses, com a estreia dos 44 programas produzidos pela sociedade civil e selecionados no Edital de Apoio à Ocupação de Grade de Programação da emissora, mantida pela Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Neste e no próximo fim de semana, a festa começa com a apresentação dos shows que encerraram a VI Semana do Bebê do Recife, no último mês maio. Aos domingos, 19h, mais música, com a veiculação das produções “É na Pisada” (TVU) e “São João Sinfônico”, da EPC, consolidando uma parceria que pretende fortalecer as emissoras públicas de Pernambuco.

Na semana do São João, mesmo em tempos de pandemia, a rádio pública não vai deixar os nordestinos órfãos da sua celebração mais genuína. Respeitando o isolamento social, serão reapresentados os shows que fizeram parte do calendário junino em 2019 e que foram transmitidos, ao vivo, direto do Sítio Trindade. Também irão ao ar as apresentações de três edições do Palco Frei Caneca FM: duas de 2019 e uma do Carnaval deste ano.

No dia 29 de junho, será transmitida ao vivo, diretamente do Sítio Trindade, a live junina, que contará com quatro shows de grandes artistas locais, a partir das 19h.

Também entre os conteúdos juninos, já estão sendo veiculados programetes e campanhas ao longo do dia, a fim de trazer a conscientização sobre as adaptações necessárias neste período de pandemia.

Encerrando o mês de comemorações, a partir do dia 13 de julho, estreiam os 44 novos programas produzidos pela sociedade civil selecionados pelo Edital de Apoio à Ocupação de Grade da Frei Caneca FM, que vai renovar a diversidade de vozes, pautas e ritmos nas ondas da rádio pública do Recife.

O edital foi o terceiro lançado pela Frei Caneca FM desde que seus microfones foram abertos. O primeiro edital de ocupação da grade da rádio foi lançado em janeiro de 2018 e selecionou doze programas e dois interprogramas, que foram ao ar entre agosto de 2018 e outubro de 2019. Em setembro de 2018, foi lançado um edital de conteúdo complementar, que teve nove programas aprovados, com veiculação de março de 2019 a outubro de 2019.

Outras Parcerias - Desde a última sexta (12), véspera de Santo Antônio, os ouvintes da Frei Caneca FM já estão podendo acompanhar as produções dos alunos do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco/Campus Agreste, nos formatos de programetes, com crônicas em cordel; episódios de radionovelas, distribuídos na programação, e também com adaptação literária do Auto da Compadecida para os tempos de pandemia, no Lab 101.

Frei Caneca FM - Neste pandêmico 2020, a emissora pública, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, comemora quatro anos desde que iniciou a transmissão de sua programação experimental, em junho de 2016, e dois anos com microfones abertos e programação própria, iniciada em 28 de junho de 2018. De lá pra cá, além de veicular programas inovadores em conteúdos e formatos, a rádio pública tem desenvolvido ações de formação ligadas às áreas da comunicação e cultura e também celebrado a música pernambucana pelas ondas do rádio e pelas ruas da cidade, tendo assinado já a curadoria de cinco programações de palco gratuitas e a céu aberto na cidade: nas duas últimas edições do REC’n’Play, no aniversário de um ano da emissora, em junho do ano passado, e nos carnavais 2018 e 2019.

< voltar para home