Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

Olinda e Recife comemoram aniversário com shows, festa e corte de bolo

As ações são gratuitas e vão ocupar os espaços públicos das duas cidades

Cidades-irmãs, Olinda e Recife comemoram respectivamente, nesta quinta-feira (12), 485 e 483 anos. Para marcar a data, as prefeituras dos dois municípios organizaram uma série de atividades que vão movimentar ainda mais os espaços públicos olindenses e recifenses. Confira a programação abaixo:

OLINDA - A programação do aniversário de Olinda será plural, ao som dos diversos ritmos musicais. A partir das 17h, um cortejo de agremiações vai promover uma grande festa, celebrando a idade nova junto a população. Como não poderia faltar, um bolo gigante, com 485 quilos de muito sabor, será distribuído ao público, no polo montado na Praça do Carmo, no coração do Sítio Histórico.

Divulgação

Divulgação

A banda Malícia Champion é uma das atrações da festa em Olinda

O corte do bolo será comandado pelo prefeito, Professor Lupércio, assinalando também uma bela queima de fogos, marcando o festejo. O agito fica por conta das baterias Cabulosa, Sambatuki e D’Break; o grupo Batadoní, o Bloco de Samba Acadêmicos ADS e a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos, promovendo a folia. Também sobem ao palco, assinalando a cultura da terra, Ana Lúcia do Coco e Alafin Oyó. O ritmo também segue com as bandas Malícia Champions e Júnior Chumbago. Veja aqui os horários e os espaços onde as atrações vão se apresentar.

Andréa Rêgo Barros/PCR

Andréa Rêgo Barros/PCR

O espetáculo “O Boi Voador” será encenado pela terceira vez no

RECIFE - Para celebrar a capital pernambucana, o “parabéns para você” neste ano acontece em mais um bairro da cidade. Depois do Alto Santa Terezinha, que recebeu o bolo de aniversário em 2019, a Várzea sedia os festejos deste ano. A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife terá 483 kg, um por ano de história, e será distribuída ao público em mais de três mil fatias individuais.

O aniversário da cidade rememora também a vida de Chico Science que, se estivesse vivo, completaria 54 anos, na próxima sexta-feira (13). Celebrando este ícone pernambucano e também os 25 anos do movimento Mangue Beat, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Som na Rural, realiza o Baile Back to the Mangue, nesta sexta, no Pátio de São Pedro. O evento promoverá os novos trabalhos de veteranos do Movimento e atualizará a cena com a plateia e convidados que cresceram embalados ao som destes artistas. A programação será a partir das 19h, com apresentações de Renato L, Fred 04, Maciel Salu – com participações de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos), além de Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat). Além das atrações musicais, o evento também vai reunir memórias afetivas ligadas ao Movimento Mangue Beat e a Chico Science, com o Museu Efêmero. Também serão expostas as criações do artista visual e ilustrador Edival Jr., desenvolvedor da ilustração que inspirou a criação do Back to the Mangue.

Reconhecido no Prêmio Nacional do Turismo 2019 como a Melhor Iniciativa de Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, o espetáculo O Boi Voador entra em cena, pelo terceiro ano consecutivo, na Praça do Marco Zero, no próximo domingo (15), às 18h. Até lá, várias intervenções com atores serão realizadas nos shoppings e espaços públicos da cidade, convidando e instigando a população para assistir à peça. No dia do evento, atores estarão espalhados pelo bairro, interagindo com o público. O Boi Voador é um evento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com a Metron Produções.

Em parceria com a Ekaut, a Secretaria de Turismo do Recife criou um um rótulo comemorativo para o 483º aniversário da cidade. As cervejas serão comercializadas a partir do domingo (15), durante o espetáculo O Boi Voador.

E como já é de praxe, domingo é também dia de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km exclusivos para bicicleta estarão disponíveis, das 7h às 16h. A partir das 8h30, haverá um passeio ciclístico saindo da Avenida Alfredo Lisboa em celebração aos aniversários de Recife e Olinda. Inscrições e mais informações pelo site: minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico.

O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, ofertará, no sábado (14), um passeio de catamarã em homenagem ao aniversário da cidade. A embarcação sai às 9h, do Catamaran Tours. Há também a opção de passeio a pé, no domingo (15), com o tema Boi Voador, a partir das 14h. Os participantes vão conhecer a história Recife Holandês, passando pela Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Praça da República. O tour termina na Praça do Marco Zero, onde será realizado o espetáculo O Boi Voador. Para garantir a vaga será necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13).

MAIS BOLO, HINO E VISITA AO MUSEU
No Museu da Cidade, equipamento gerido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, também vai ter bolo, além de uma extensa programação, que só acaba no próximo dia 3 de abril. Nesta quinta-feira (12), a partir das 16h30, acontecerá o evento Bandeira Sempre no Alto, com troca da bandeira do Recife e apresentação do Coral Novo Milênio, que cantará o hino da cidade com a participação do Coral Novo Milênio, alunos e visitantes. O evento acaba com gosto de chocolate, no corte de mais um bolo para celebrar a aniversariante de tantos atributos cultuais e históricos.

Mas a programação continua no Museu até o próximo dia 3 de abril, com um convite para estudantes de escolas particulares e públicas se aventurarem pela história recifense, participando da visita teatralizada “Recife: Nossa História”. Realizada nas instalações do Museu, no Forte das Cinco Pontas, a vivência é comandada pelo ator Paulo André, que vive um arqueólogo, e pela equipe do Educativo do Museu. Entre charadas, brincadeiras e muita informação, a visita termina com a sensibilização sobre a importância de cultivar a cidadania todos os dias para colher futuros mais felizes e férteis para o Recife. Escolas das redes pública e particular interessadas em participar devem solicitar o agendamento pelo e-mail educativomcr@gmail.com ou pelo telefone (81) 3134-3761.

DESFILE DAS AGREMIAÇÕES CAMPEÃS
Brinquedos e brincantes da cultura popular não poderiam ficar de fora das comemorações do aniversário do Recife. No próximo dia 21, a partir das 16h, no Boulevard Rio Branco, desfilam os primeiros colocados do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2020, realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultuara Cidade do Recife. Ao todo, irão se apresentar 11 agremiações, vencedoras das categorias Troças Carnavalescas, Clubes de Frevo, Clubes de Boneco, Blocos de Pau e Corda, Maracatus de Baque Solto, Maracatus de Baque Virado, Caboclinhos, Tribos de Índios, Bois de Carnaval, Ursos (La Ursa) e Escolas de Samba. São elas: Abanadores do Arruda, Clube das Pás, O Menino do Pátio de São Pedro, Amante das Flores de Camaragibe, Estrela Dourada de Buenos Aires, Nação Porto Rico, Tribo Indígena Kapinawá, Índios Tabajaras de Goiana, Boi Maracatu, Urso Cangaçá de Água Fria e Galeria do Ritmo. Confira a programação completa no portal visit.recife.br.

< voltar para home