Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

São João em Olinda terá procissão de Acorda Povo e muito coco

A concentração acontece no Palácio de Iemanjá e segue até o bairro de Guadalupe, onde termina com muito coco e forró.

Foto: divulgação

A Casa das Matas do Reis Malunguinho, terreiro de Jurema Sagrada dirigida pelo sacerdote Alexandre L’Omi L’Odò, será endereço, neste sábado (23), véspera de São João, de mais uma edição do tradicional e centenário cortejo Acorda Povo. O evento promove um sincretismo ao unir santidades da religião católica e de matriz africana e indígena. A concentração acontece a partir das 22h, no Palácio de Iemanjá, localizado no Alto da Sé. De lá, os participantes sairão em cortejo pelas ruas do Sítio Histórico de Olinda, louvando São João e Xangô.

Quem conduz a manifestação é Mestra Ana Lúcia do Coco, importante artista de um dos mais importantes celeiros do coco pernambucano, no bairro do Amaro Branco. A procissão termina na Casa das Matas do Reis Malunguinho, no bairro do Amparo. É a hora de vários grupos de coco e também de forró continuarem a festa, mantendo uma tradição antiga do nosso São João.

“Nós ficamos muito felizes e orgulhosos em realizar mais uma vez essa festa, em continuar essa tradição. O Acorda Povo faz parte da tradição no nosso povo, que merece reviver todos os anos essa festa rica em cultura e em religiosidade”, diz mestra Ana Lúcia.

O juremeiro Alexandre L’Omi L’Odò, também um entusiasta da manifestação, diz que o evento celebra, resgata e preserva a memória deixada pelos antepassados negros e indígenas. “Nossa missão é fazer com que o Acorda Povo continue vivo e as tradições estejam sempre acesas em nossa cultura. Quem já conhece não pode perder e quem não conhece precisa ir conferir essa cultura que de certa forma está em extinção em Pernambuco”, diz o religioso.

 

SERVIÇO 

Acorda Povo

Data: 23/06 (sábado)

Horário: 23h

Concentração: Palácio de Iemanjá, Alto da Sé. Término na Casa das Matas (Rua de São João 340, Guadalupe).

Informações: 81 995257119 (Alexandre)

< voltar para home