Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Ações de formação são destaque do FPNC Mata Norte

Maestro Ademir Araújo (Foto: Aguinaldo Leonel)

Maestro Ademir Araújo (Foto: Aguinaldo Leonel)

Oficinas, palestras, encontros e debates acendem um olhar para cada cidade da Mata Norte

A programação de formação do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) conta com atividades de valorização e renovação das expressões culturais de cada região aonde chega. Além disso, com ações de expansão de novas linguagens e inserção de discussões relevantes para o lugar. Com a Mata Norte do estado não vai ser diferente. Em Goiana, Lula Gonzaga, mestre importante da região, realiza uma oficina de cerâmica em sua própria casa, de 2 a 6/4, às 14h. Já em Condado, o maestro Ademir Araújo, regente da Orquestra Popular do Recife, foi convidado para dar oficina voltada à reciclagem de maestros das bandas filarmônicas da região. A oficina é na Sede da Banda Filarmônica 28 de Junho, de 2 a 6/4, das 14 às 18h.

Em Tejucupapo, lugar conhecido pelas heroínas que fizeram resistência aos holandeses, será realizada uma palestra sobre violência contra a mulher pela Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher). O evento acontecerá na Associação das Heroínas de Tejucupapo, no dia 5 de abril, às 14h, e discutirá as várias formas de violência contra mulher, bem como as medidas de proteção e denúncia numa perspectiva de autonomia e legitimidade. A SecMulher também promoverá atividades de discussão sobre gênero em Nazaré da Mata, na Escola de Referência em Ensino Médio – Erem Don Vieira, no dia 3/4, das 19h às 21h.

No dia 2 de abril, às 18h30, será tema de debate em Goiana o processo de industrialização que a região vem passando e as repercussões disso para as brincadeiras populares, especialmente os problemas referentes ao processo de (des)territorialização dos atuais habitantes. Participarão da discussão o prof. Severino Vicente (UFPE), Michelli Barreto, da Agência de Desenvolvimento de Goiana e Tarciana Portela, do Instituto Delta Zero. O debate acontecerá no Cine Teatro Polytheama.

Em Nazaré da Mata, a partir de parceria com a Universidade de Pernambuco, acontecerão minicursos, mesas redondas e oficinas, com destaque para um curso com o escritor português Luis Serguilha.

Para ver a programação completa de formação, clique AQUI

< voltar para home