Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Afetos deram o tom da segunda noite

Praça foi tomada por uma multidão de apaixonados (Foto: Costa Neto)

Praça foi tomada por uma multidão de apaixonados (Foto: Costa Neto)

Zé Cafofinho, Marcelo Jeneci e Fafá de Belém embalaram público de Taquaritinga do Norte

Por Raquel Holanda

A segunda noite do Palco Nação Cultural, em Taquaritinga do Norte, foi marcada pelas canções que falam dos afetos da vida cotidiana. Como a própria cantora Fafá de Belém disse: “Minha carreira foi feita por músicas que tocam o coração”. Estar perto do público para sentir o que ele sente é também a aposta de Marcelo Jeneci em suas composições. “A minha inspiração vem das pessoas que estão na rua, pegando o busão, o metrô, pessoas comuns que carregam uma beleza, carregam em si uma verdade.”

Ambos estiveram ontem (31/8) no palco da Praça Central Otto Sailer  que, embalado por este clima, foi envolvido  por uma multidão de apaixonados. A caruaruense Fernanda Xavier era uma delas. “As letras das músicas de Jeneci são tudo. Elas tiram o que tem escondido dentro do meu coração”, falou emocionada a jovem, enquanto acompanhava o show de seu ídolo.

Marcelo Jeneci (Foto: Costa Neto)

Marcelo Jeneci (Foto: Costa Neto)

Mas os afetos durante as apresentações foram além letras das músicas. Para os cantores de outros estados, se apresentar em solo pernambucano, por exemplo, remete a boas lembranças. Marcelo Jeneci disse que a relação com o Agreste pernambucano é de afeito familiar. “Minha infância, entre os 7 e 14 anos, foi marcada pelas férias que passava em Sairé, cidade de meu pai. Então, tocar hoje aqui é uma relação de querer chegar mais perto das pessoas daqui, conhecer suas sentimentos”, disse.

Já para a cantora Fafá de Belém, Pernambuco é um estado que a revelou uma redescoberta da música. “Há dois anos, passei um Carnaval no Recife e isso mexeu comigo, senti uma vontade de voltar a produzir. Então, reencontrar Pernambuco pra mim foi reencontrar um Brasil que existe, e que é forte e real”, falou Fafá de Belém, que desde então tem trabalhado num novo álbum, previsto para ser lançado em março de 2013.

Fafá de Belém (Foto: Costa Neto)

Fafá de Belém (Foto: Costa Neto)

Pernambuco
Na abertura dos shows da noite, Zé Cafofinho fez sua estreia no Festival Pernambuco Nação Cultural, que percorre todas as regiões pernambucanas. O cantor ressaltou a importância de se descentralizarem as ações de cultura. “Fomentar o mercado do estado além do Recife e Olinda é maravilhoso. Descentralizar os eixos dos mercados é importantíssimo para a música pop, para a música que eu faço chegar ao interior”, enfatizou.

Zé Cafofinho (Foto: Costa Neto)

Zé Cafofinho (Foto: Costa Neto)

Na programação do FPNC, a noite deste sábado (1/9) será de homenagem a Luiz Gonzaga. Confira o que aguarda o público de Taquaritinga a partir das 22h:

Sábado, 1/9
- Forró do Bardigão
- Fabiana Pimentinha
- Josildo Sá
- Projeto Viva Gonzagão: Santanna, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Nádia Maia, Cezzinha, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Terezinha do Acordeon, Benil e Dudu do Acordeon

Todas as apresentações têm acesso gratuito. Taquaritinga do Norte fica no Agreste Setentrional, assim como as demais quatro cidades que integram o festival na região, em 2012.

< voltar para home