Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Alto do Moura recebe novena com bandas de pífano

João do Pife seguirá a novena junto à banda Dois Irmãos (Foto: Ricardo Moura)

João do Pife seguirá a novena junto à banda Dois Irmãos (Foto: Ricardo Moura)

Nesta quinta-feira (17/5), o Alto do Moura  vai ser cenário de uma tradição popular. Desta vez, não é arte no barro, nem festa junina. Em pleno mês de maio, “mês Mariano”, o local receberá uma novena seguida por oito bandas de pífano. O encontro, que começa às 18h, terá a participação das bandas de pífano Flor de Taquary, Dois Irmãos, Alvorada, Terceira Idade, Princesa do Agreste, Zé do Estado, Mestre Vitalino, e Cultural. As rezas serão puxadas pelo Padre Everaldo, de Caruaru.

O evento resgata uma prática que já foi frequente nas cidade do interior, quando os pifeiros acompanhavam as novenas. Com a diminuição delas, houve uma redução no número destes artistas e um quase desaparecimento da tradição.

O mestre João do Pife, da banda Dois Irmãos, uma das que vai se apresentar, lembra bem quando, nos finais de semana, saía pelos sítios tocando nas romarias. “Antigamente tocava uma novena emendada na outra. Tinha semana que a gente tocava duas, três novenas. O pífano é tradicionalmente conhecido por tocar novena. Agora, hoje, na geração que nós estamos, as novenas vão se acabando e as pessoas vão esquecendo”, conta João.

Eis a tarefa do FPNC Caruaru.

Serviço:
Cortejo de pifeiros com novena pelo FPNC Caruaru. Hoje (17/5), às 18h, no Alto do Moura.

Veja vídeo de João do Pife tocando novena, ritmo que aprendeu com o pai: http://www.youtube.com/watch?v=RIuFsNqL0HE&noredirect=1

< voltar para home