Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

‘Alvorada Nordestina’ vence a etapa Viva Gonzagão

Inspirada em Luiz Gonzaga, o filho mais ilustre de Exu, e na paisagem do sertão do Araripe, onde a cidade fica localizada, a designer e artista plástica Kelen Linck é a vencedora do Concurso de Pôster FPNC etapa Viva Gonzagão 2013. O “Alvorada Nordestina” traz, em destaque, imagens icônicas de duas músicas do Rei do baião: Assum Preto e Asa Branca, pássaros característicos da região que foram imortalizados na poesia do Mestre.

A ilustração foi composta com cores quentes que remetem à paisagem e ao clima do Araripe e traz ainda, no dorso da Asa Branca, três chapéus de cangaceiro que representam os trios de forró pé de serra. “A região do Araripe e a obra de Gonzaga são uma fonte inesgotável de inspiração. Escolhi esses pássaros como ponto forte por ser quase impossível ouvir falar neles e não lembrar das músicas que são tão marcantes”, afirma a artista que é bicampeã do Concurso de Pôster. Ela é autora da ilustração vencedora da etapa Sertão Central, Uma Terra Vestida de Sol. “É uma honra ser bicampeã, principalmente porque o traço usado na ilustração é o meu traço natural. Mesmo sendo uma releitura, se encaixa no design vernacular que admiro tanto por sua riqueza de detalhes”, completa.

Alvorada Nordestina, de Kellen Linck, vencedor da etapa Viva Gonzagão.

Alvorada Nordestina, de Kellen Linck, vencedor da etapa Viva Gonzagão.

O pôster, que traz ainda o sol que irradia outros elementos, como o fole e o teclado da sanfona, e as flores amarelas características da caatinga, vai compor o material gráfico dessa etapa do FPNC, como cartaz, folder, faixa e demais peças.

Participaram da comissão julgadora o designer gráfico Mazinho Constantino, a ilustradora e designer Hallina Beltrão, e a publicitária e produtora cultural responsável pela Nuvem – produtora especializada em Artes Visuais – Cláudia Aires. Representando a Secretaria de Cultura de Pernambuco, também integraram a comissão o coordenador do festival, Leo Antunes e a jornalista e gestora de comunicação do FPNC, Michelle de Assumpção. O Festival Pernambuco Nação Cultural edição especial Viva Gonzagão 2013 acontece entre os dias 06 e 15 de dezembro.

< voltar para home