Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Atração internacional toca hoje no festival

Atiba Taylor é um típico jazzman, que impressiona pelo groove e pelas improvisações (Foto: Divulgação)

Atiba Taylor é um típico jazzman, que impressiona pelo groove e pelas improvisações (Foto: Divulgação)

O cantor, saxofonista e pianista Atiba Taylor nasceu nos Estados Unidos e vai tocar na serra, no Festival Pernambuco Nação Cultural  de Gravatá. Para a cidade, ele leva o projeto Uptown Band Duo, que divide com o músico paulista Thomaz Lera. A dupla estará no novo polo musical do festival, o Música no Mercado, desta sexta-feira (14/9), a partir das 20h. Quem abre a noite às 19h é Alex Corezzi Trio.

Atiba é um típico jazzman, que impressiona pelo groove e pela desenvoltura das improvisações. Começou a estudar piano aos 15 anos, primeiro na National Endowment for the Arts Jazz Fellowship (NEA) e depois na Howard University de Washington. Em suas apresentações pela Europa, tocou ao lado de nomes como Wynton Marsalis, Wood Shaw, Waymon Tisdale, Webster Young, Archie Shepp e Bobby McFerrin.

Toda essa base dialoga com uma relação estreita que Atiba mantém com a música brasileira desde 1985, quando foi para Amsterdã tocar com o afro-grupo de jazz Fra Fra Sound. Anos depois, já de volta a Washington DC, o músico conheceu o baiano Alaor Macedo, que estabeleceu definitivamente a ponte entre as raízes jazzísticas profundas de Atiba e o sabor “exótico” da música brasileira, indo muito mais além dos famigerados clássicos de Tom Jobim.

Hoje em dia, Atiba está vinculado a um projeto de música brasileira chamado Brazil Modern Quartet, com os músicos alagoanos Felipe Baigon (baixo) Ricardo Lopes (guitarra) e Carlos Bala (bateria).

Segue abaixo a programação completa do projeto Música no Mercado, no qual ele vai se apresentar. Os shows são todos gratuitos.

Programação do Música no Mercado:

Sexta-feira, 14/9

19h – Alex Corezzi em Trio
20h – Uptown Band Duo – Thomaz Lera e Atiba Taylor

Sábado, 15/9
9h30 – Cultura Livre nas Feiras
Maracatu Carneiro Manso
Leo do Acordeon
Banda de Pífano Gravataense
Bento Rezende – 21 anos sem Gonzaguinha
Banda Flash Back
Trio Nordestino do Forró
15h – Hipólito Moura e Severino Soares (Violeiros) e Júnior Cordel (Declamador)
16h – Tio do Acordeon

Domingo, 16/9
11h – Batuqueiros do Silêncio
12h – Catimbó do Forró
13h – Zezinho do Acordeon

 

< voltar para home