Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Bois fizeram a festa da cultura popular em Arcoverde

Encontro movimentou a Praça Virginia Guerra (Foto: Roberta Guimarães)

Encontro movimentou a Praça Virginia Guerra (Foto: Roberta Guimarães)

Por Gilberto Tenório

Gislaine tem 8 anos e uma certeza: adora fazer parte de um dos grupos de Bois de Arcoverde. “Eu me divirto muito e acho importante manter a nossa cultura”, disse com segurança a garota. Ela e dezenas de outros integrantes transformaram a Praça Virgínia Guerra em um verdadeiro centro de celebração da Cultura Popular, na tarde desse sábado.

Seis grupos participaram do evento: Boi Maracatu, Boi Arcoverde, Boi Estrela Maluquinha, Boi Cafuné, Boi Diamante e Boi Milagroso. Após evoluções individuais, mostrando os personagens de cada grupo, os Bois se uniram em uma grande festa que atraiu os olhares do público que acompanhava o cortejo. “Esses grupos se esforçam muito para manter vivar uma tradição que é a cara de Arcoverde. Fiz questão de vir prestigiar essa turma”, falou o funcionário público Luiz Santos.

“Inserir esse encontro na programação do festival é para nós uma honra. Temos uma quantidade grande agremiações que ficam adormecidas após o Carnaval. O Pernambuco Nação Cultural vem para acordar todo mundo”, comentou o presidente da Liga Cultural dos Bois, Everaldo Marques. “Lutamos para inserir outros ciclos, como o São João, o Natal e a Festa dos Reis”, completou.

< voltar para home