Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Brincantes se encontram em Arcoverde

Roda de bois e similares, na Estação da Cultura, em Arcoverde (Foto: Clara Gouvêa)

Roda de bois e similares, na Estação da Cultura, em Arcoverde (Foto: Clara Gouvêa)

Representantes de manifestações populares carnavalescas do Sertão do Moxotó, como bois, emas, jaraguás, burros e ursos, se reuniram na tarde desta quarta (11/4), na sede da Estação da Cultura, em Arcoverde, para discutir a profissionalização dos brincantes e outras questões, como a situação dos grupos, as apresentações ao longo do ano e a participação na política cultural do Estado, através do modelo de cogestão.

A Roda de Bois e Similares aconteceu dentro da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural 2012 – Sertão do Moxotó. Mediado por Adiel Luna, coordenador das ações de formação no festival, o encontro teve como propósito aproximar os grupos de cultura popular da política cultural do Goveno do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Uma das questões pontuadas foi a profissionalização dos artistas e produtores da cultura popular, através da participação em editais públicos. Os participantes da roda também ressaltaram a necessidade de os grupos se apresentarem para além do ciclo carnavalesco, no qual geralmente são contratados. A proposta é de que sejam inseridos também nos demais ciclos festivos, como o junino e o natalino, e em outros momentos do ano.

O FPNC do Moxotó é uma dessas oportunidades. No próximo sábado (14/4), a Praça Virgínia Guerra, no Centro de Arcoverde, abre alas para o Encontro de Bois, com a apresentação aberta ao público de grupos da região, a partir das 17h. Neste dia, estava marcada também uma roda de conversa pela manhã, no mesmo local, com os brincantes, mas foi antecipada para a tarde de hoje.

 

< voltar para home