Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Cinema na estrada

Filme "Acercadacana" (Foto: Coletivo Asterisco/Divulgação)

Filme “Acercadacana” (Foto: Coletivo Asterisco/Divulgação)

É cinema na estrada, em cada canto do estado. A mostra itinerante do Festival Pernambuco Nação Cultural está levando exibição de filmes a seis das sete cidades que recebem o evento do Sertão do Moxotó em 2012. A viagem pela região começou na segunda-feira (9/4), na cidade de Betânia, onde a mostra fez sua estreia. Nesta terça-feira (10/4), logo mais, às 19h, é a vez de a cidade de Manari receber a exibição dos filmes em praça pública (Praça Nossa Senhora da Conceição), no Centro da cidade.

Organizada pela Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco, a mostra é composta por sete produções pernambucanas. São elas: “Sertão vazio, longe que só a gota” (6 min., animação), de Wilson Freire e Pablo Ferrari; “Cinema americano” (15 min., documentário), de Taciano Valério; “Hotel do coração partido” (5 min., animação), de Raoni Assis; “Retratos” (20 min., documentário), de Leo Tabosa e Rafael Negrão; “Sem energia” (5 min., ficção), de Thiago Rocha; “Acercadacana” (20 min., documentário), de Felipe Peres; e “A morte do vaqueiro”, de Raimundo Jacó (16 min., ficção), de Sônia Ferreira.

O documentário “Acercadacana”, de Felipe Peres, por exemplo, revela a história de Maria Francisca, a última resistente das 15 mil famílias que foram expulsas dos seus sítios na Zona da Mata pernambucana a partir dos anos 1990, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro.

As próximas paradas da Mostra Itinerante Cinema na Estrada são:

INAJÁ
Quarta-feira, 11 de abril
Local: Praça em frente à Prefeitura
Horário: 19h

SERTÂNIA
Quinta-feira, 12 de abril
Local: Praça de Eventos Olavo Siqueira
Horário: 19h

IBIMIRIM
Sexta-feira, 13 de abril
Local: Praça Antônio Bezerra
Horário: 19h

CUSTÓDIA
Sábado, 14 de abril
Local: Praça Padre Leão
Horário: 19h

 

< voltar para home