Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Circuito do FPNC chega segunda (13/8) à região

Pesqueira é conhecida como polo de renda renascença (Foto: Clara Gouvêa)

Pesqueira é conhecida como polo de renda renascença (Foto: Clara Gouvêa)

De 13 a 18 de agosto, Pesqueira e mais seis cidades do Agreste Central acolhem intensa programação de difusão e formação cultural do festival

Em meio às comemorações da XII Festa da Renascença, em Pesqueira, o circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC 2012) chega à região do Agreste Central levando grandes nomes da música pernambucana e nacional, além de espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura popular, de povos tradicionais e ainda uma série de oficinas e palestras culturais gratuitas.

De 13 a 18 de agosto, as cidades de Pesqueira, Agrestina, Brejo da Madre de Deus, São Caetano, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó se transformam em polos da cultura pernambucana, acolhendo uma vasta programação de difusão e formação cultural.

Convidados para participar da festa em Pesqueira, artistas como Lenine, China, Azulão, Fagner e os grupos O Teatro Mágico, Som da Terra e Os Sertões prometem movimentar as noites no Palco Nação Cultural, de quinta (16/8) a sábado (18/8). No último dia de shows, grandes forrozeiros de Pernambuco também sobem ao palco com o projeto Viva Gonzagão, que tem percorrido diversos municípios do estado, celebrando o centenário do nosso eterno Rei do Baião.

Novidade
Reconhecido reduto de artistas locais e polo da nova cena cultural de Pesqueira, o bairro do Prado também vira cenário do festival e recebe apresentações de bandas de garagem e cultura popular. De acordo com Leo Antunes, coordenador geral do FPNC, “a ideia é fomentar cada vez mais os grupos locais, garantindo palco para as novas bandas e também espaço de vivência das manifestações mais tradicionais como o reisado, o pastoril e o samba de coco”.

Encontro Estadual de Culturas Indígenas
Pela primeira vez, acontece também em Pesqueira o Encontro Juventude, Arte e Culturas Indígenas. Doze povos de vários cantos do Estado se reúnem de 13 a 17 de agosto, na Aldeia Capim (Território Xucuru), para articulação e difusão da cultura indígena. A programação do encontro contempla a realização de oficinas, palestras, rodas de diálogos, mostra de artesanato, cinema e shows.

Artes cênicas
Promovendo um verdadeiro intercâmbio entre grupos cênicos de diversas regiões do estado e contribuindo para a circulação de espetáculos pernambucanos, o FPNC Agreste Central leva a Pesqueira uma rica programação de teatro, circo e dança. Grupos locais e também de Garanhuns, Recife e Caruaru integram a programação que acontece de terça (14/8) a sábado (18/8), no Cine Teatro Rosa. Um ambiente ao ar livre, a Praça da Rosa, também será ocupado por atrações de artes cênicas.

Literatura
Sucesso no Festival de Inverno de Garanhuns 2012, a ação Livros Livres é o destaque da programação de difusão literária que chega com o FPNC em Pesqueira. Nos dias 16 e 17 de agosto, dezenas de livros de autores pernambucanos serão deixados em espaços públicos, devidamente identificados com o selo do projeto: “Este livro é livre, leia-o e deixe-o em algum local público para que outra pessoa encontre-o”.

Descentralização
Presente cada vez mais em cidades do Estado, a caravana do FPNC no Agreste Central também chega aos municípios de Agrestina, Brejo da Madre de Deus, São Caetano, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, promovendo a mostra itinerante Cinema na Estrada, encontros de cultura popular e oficinas de formação cultural.

Em São Bento do Una, o destaque é para o Encontro de La Ursas, que vai tomar as ruas da cidade na tarde de sábado (18/8), às 17h. Já Agrestina receberá apresentações de grupos de coco e também um combo de oficinas do universo hip hop.

Formação cultural
As inscrições em 36 ações de formação cultural gratuitas estão abertas. Nas mais diversas linguagens artísticas, oficinas, palestras e rodas de diálogo objetivam ampliar conhecimentos ou discutir novas estratégias e técnicas de produção de bens culturais. É o caso do debate a respeito do atual mercado de música brasileiro, que vai unir os músicos China e Clayton Barros, que ocorre na sexta-feira (17), às 17h, em Pesqueira, e também da roda de diálogo com as rendeiras de Sanharó, que acontece às 15h do sábado (18 de agosto).

Confira aqui programação de FORMAÇÃO e GRADE GERAL das ações culturais na região.

 

< voltar para home