Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Circuito do FPNC fortalece as expressões culturais do estado

A valorização das mais diversas expressões culturais tem se fortalecido com o Festival Pernambuco Nação Cultural, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, que se consolida a cada ano, levando para todas as regiões atividades que estimulam a continuidade da tradição, revelam novos atores da cultura e ainda fomentam a cena artística pernambucana.

Em 2013, foram realizadas mais de 460 ações em nove festivais, passando pelas cidades polos: Goiana, Arcoverde, Caruaru, São José de Belmonte, Triunfo, Pesqueira, Taquaritinga, Gravatá e Exu. Para Leo Antunes, coordenador geral do FPNC, um intenso ano de ações de cultura pelos quatro cantos do Estado. “Novamente, o Festival apresentou uma extensa programação artística com inesquecíveis shows, espetáculos de teatro, dança e circo, exibições de cinema a céu aberto, encontros literários e oficinas culturais. Foram belos momentos de encontros e consolidação da política cultural do Estado”, afirma.

A cultura popular esteve presente em todos os festivais, fortalecendo as expressões artísticas de cada região. Foto: Costa Neto

A cultura popular esteve presente em todos os festivais, fortalecendo as expressões artísticas de cada região. Foto: Costa Neto

O circuito chega às regiões respeitando e promovendo as expressões artísticas características de cada uma, buscando promover a interação entre o tradicional e o contemporâneo, articulando a troca de ideias. As atividades que acontecem nos festivais buscam sempre atender às demandas dos artistas, brincantes e produtores culturais locais. São shows, espetáculos, mostras de todas as linguagens artísticas, encontros de cultura popular e de povos tradicionais, além de oficinas e seminários, tudo isso gratuitamente para a população.

Criado em 2008, o FPNC incorporou em 2011 um formato descentralizado. Ao longo do último ano, 40 municípios pernambucanos receberam ações do Festival com um investimento médio de R$ 5,8 milhões. Recursos que reforçam a circulação de nossos artistas e contribuem para a formação cultural do público.

Em breve divulgaremos aqui, no blog oficial, os próximos passos do Festival!

Palco Nação Cultural em São José do Belmonte. Foto: Ricardo Moura

Palco Nação Cultural em São José do Belmonte. Foto: Ricardo Moura

 

< voltar para home