Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Circuito do FPNC volta com ainda mais estrutura em 2013

Público de shows do FPNC Gravatá 2012. Foto: Costa Neto

Público de shows do FPNC Gravatá 2012. Foto: Costa Neto

Consolidado como momento maior de culminância das políticas estaduais de cultura, o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) vai seguir em 2013 sua trajetória de valorização das expressões artísticas nos quatro cantos do Estado.

Do maracatu na Mata Norte ao samba de véio nas margens do São Francisco, o circuito avança respeitando e promovendo as expressões culturais de cada localidade, articulando trocas entre as diferentes manifestações, estimulando a continuidade das tradições e o surgimento de novos artistas, brincantes e produtores culturais.

Criado em 2008, o FPNC incorporou em 2011 um formato descentralizado, que busca levar a cada vez mais cidades, de todas as regiões de desenvolvimento, programações gratuitas de difusão e formação cultural. Shows, espetáculos, mostras de todas as linguagens artísticas, encontros de cultura popular e de povos tradicionais, além de oficinas e seminários integraram as 20 edições do FPNC realizadas em 2011 e 2012, incluindo as duas edições mais recentes do Festival de Inverno de Garanhuns e do festival especial em homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga.

Ao longo dos dois últimos anos, 82 municípios pernambucanos receberam ações do festival. O investimento da Secretaria de Cultura/Fundarpe no período chega aos R$ 50,5 milhões. Recursos que possibilitam uma maior circulação dos nossos artistas, ajudam na formação cultural da nossa gente, estimulam o turismo, movimentam a economia e garantem ainda mais visibilidade à rica diversidade cultural pernambucana.

Oficina de Cinema de Animação percorreu todas as edições do FPNC 2012. Foto: Edmar Melo

Oficina de Cinema de Animação percorreu todas as edições do FPNC 2012. Foto: Edmar Melo

O secretário executivo da Secult-PE, Beto Silva, comemora os principais objetivos alcançados do FPNC: “aproximar público e plateia, realizar trocas, valorizar e construir saberes. Neste mosaico de cores, sons, formas, cores e sabores, Pernambuco se encontra e se revela”. De acordo com o coordenador geral do festival, Leo Antunes, “o momento é de reflexão e planejamento, de recarregar as baterias para mais um ano de itinerância deste grande circuito de arte e cultura. Um programa de governo único no país, pela sua dimensão, pluralidade e participação dos mais diversos atores da teia cultural do Estado”.

Em breve divulgaremos aqui, no blog oficial, os próximos passos do Festival!

Para conhecer melhor as ações realizadas em 2012, confira a galeria de fotos do FPNC AQUI

< voltar para home