Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Confira o pôster vencedor da edição FPNC Mata Norte

FPNC-Cartaz-mata-norte-724x1024

 

O pôster acima, de autoria do designer gráfico Ayodê França, é a primeira obra contemplada pelo Concurso de Pôster promovido pela Secult-PE que tem como finalidade desenvolver identidades visuais para as etapas do Festival Pernambuco Nação Cultural.

[participe do Concurso do Festival do Sertão do Moxotó - clique aqui e saiba mais]

Em sua obra, batizada, Ludicidades, Ayodê buscou o diálogo entre a  linguagem contemporânea da ilustração urbana e a tradição cultural local da Mata Norte. “A ideia por trás da arte é trazer para uma linguagem contemporânea de ilustração urbana, com caráter autoral, elementos imaginários do popular pernambucano, exaltando a criatividade como principal elemento de manutenção das matrizes culturais”, justificou.

Ludicidades foi selecionado entre dezenas de inscritos pela comissão julgadora formada por Bernardo Mendes, gestor de comunicação da Casa Civil/Governo de Pernambuco e Leo Antunes, coordenador do Festival Pernambuco Nação Cultural, além dos representantes da sociedade civil, representada por Sebba Cavalcante, mestre em Design pela UFPE e curador das revistas Boca e UNARevista, ambas especializadas em Artes Visuais, indicado pela Comissão Setorial da área; Lucídio Leão, mestre em Design pela UFPE e sócio-diretor da Reserva Comunicação e Design; e Raoni Assis, publicitário, ilustrador e coordenador do espaço cultural ACasa do Cachorro Preto.

Conforme previsto no edital, o anonimato dos participantes foi preservado. As obras foram encaminhadas para a comissão julgadora sem qualquer informação que identificasse a autoria dos pôsteres. Dessa forma, os membros analisaram as obras com base nos critérios previstos no edital, que versam sobre a consonância do pôster com a identidade cultural da região, seu valor artístico e cultural, originalidade, criatividade e também o seu caráter informativo.

Próximas etapas

Já estão abertas as inscrições para as três próximas etapas do Concurso de Pôster FPNC – Sertão do Moxotó, Caruaru e Sertão Central. Para cada uma das edições a premiação destinada ao pôster vencedor é a mesma – R$ 2,5 mil. As inscrições para a edição do Moxotó (cidades polo: Arcoverde e Sertânia) estão abertas até a próxima quarta-feira (27).

[Para saber mais sobre a convocatória aberta para os três festivais clique aqui]

Para o coordenador do Festival, Leo Antunes, o Concurso de Pôster é um exemplo de política pública gerida de forma democrática. “Estamos bastante satisfeitos com o processo do primeiro Concurso de Pôster do FPNC. Tivemos ótimos trabalhos inscritos para a edição da Mata Norte. Nossa expectativa é ampliar ainda mais a divulgação dos próximos Concursos e mobilizar artistas, designers, ilustradores e estudantes dos quatro cantos do Estado”.

< voltar para home