Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Confira o que vai rolar no FPNC da Capital do Forró

Otto é uma das atrações do festival (Foto: Gilvan Barreto/Divulgação)

Otto é uma das atrações do festival (Foto: Gilvan Barreto/Divulgação)

Conhecida internacionalmente como “Capital doForró” e dona de uma das economias mais promissoras do estado, Caruaru éum verdadeiro celeiro cultural no interior pernambucano. Do mestre artesãoVitalino a nomes importantes da nova MPB, o município localizado no Agreste hádécadas exporta talentos para todo o Brasil. Para celebrar essa diversidade, acaravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) aporta entre os dias 14 e20 de maio em Caruaru, levando apresentações artístico-culturais e atividadesde formação para diversos pontos da cidade. O evento é uma realização doGoverno do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundaçãodo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com o apoio daPrefeitura de Caruaru.

Shows musicais, mostra de audiovisual, espetáculos deteatro e dança, feira literária, encontros de poesia e de cultura popular,circo, fotografia, patrimônio, design, moda, artes visuais, artesanato,oficinas e palestras tomarão conta de toda a cidade, trazendo para Caruaru oconceito de descentralização, uma das marcas do FPNC. “O festival chegapela primeira vez a Caruaru com ações descentralizadas, reforçando atividadesartísticas em bairros como Salgado, São João da Escócia, Cohab III, Centenário,Alto do Moura, Boa Vista e Maurício de Nassau. Com o visível crescimento dacidade, o evento não poderia deixar de contemplar bairros tão populosos e pormuitas vezes à margem das políticas publicas em cultura. Um outro aspectoimportante é a presença dos artistas de Caruaru na grade de programação,tornando-a bastante representativa e participativa”, cometa o coordenadordo Festival Pernambuco Nação Cultural, Leo Antunes.

A grade de shows do Palco Nação Cultural, montado na EstaçãoFerroviária, contempla desde artistas locais até expoentes da moderna MPB. Naquinta-feira (17), a partir das 21h, abrem a noite, a cantora Rogéria e, nasequência, o grupo Babi Jaques e Os Sicilianos. Caruaruense aclamado pelacrítica nacional e autor de vários sucessos gravados por nomes como MarceloJeneci, Ortinho é o terceiro artista a subir ao palco. Fecham a noite a duplaArnaldo Antunes e Edgard Scandurra, que juntos apresentarão canções do projeto“A Curva da Cintura”.

Na sexta-feira (18) as atrações são Bongar e BejaminTaubkin, Erisson Porto e o grupo Sangue de Barro. A noite termina com o cantorOtto e sua coleção de sucessos já conhecidos do grande público. No sábado (19)o Palco Nação Cultural recebe uma grande homenagem ao Rei do Baião, LuizGonzaga. Na programação estão Seu Luiz e Os Comparsas, Valdir Santos (comparticipação de Azulão), João Silva, Hebert Lucena e, finalizando a noite,Israel Filho. Todos os dias nos intervalos e após a última atração, a DJ Lala Kcomanda as pick’ups com um set list que promete agradar a todos os públicos.

Mais música

Além das apresentações do Palco Nação Cultural, o Coreto localizado na EstaçãoFerroviária também receberá shows entre os dias 17 e 19 de maio (quinta asábado). Na terça e quarta-feira (15 e 16), o rock alternativo ganha destaquena programação do festival com o Projeto Garagem. Para comemorar o aniversáriode Caruaru, na sexta-feira (18), a Escola Gigante do Samba animará o Marco Zeroda cidade com um grande cortejo.

Literatura

Aprogramação literária do FPNC Caruaru ganha um polo montado na Praça ChicoPorto, no bairro Mauricio de Nassau. Na quinta e sexta-feira (17 e 18), a Praçadas letras irá abrigar Encontros de Poesia Oral e Cordelistas, além da açãobatizada de Mini-Feira Literária. E no bairro Centenário, os moradoresreceberão recitais de casa em casa com a participação dos poetas Miró, ValmirJordão, Paulo Pereira e Damião dentro do projeto A gente da palavra.

Cultura popular

As manifestações da Cultura Popular também ganham destaquena programação do festival. Na quarta-feira (16), a Cohab III recebe o Encontrode Bois, a partir das 17h. Na quinta-feira (17), o Alto do Moura recebe oCortejo de Pifeiros, a partir das 18h. O Baixo Alto do Moura recebe no final desemana o Encontro de Mazurcas (sexta-feira, 17h) e o Encontro de Bacamarteirose Trios Pé de Serra (sábado, 16h).

Formação cultural
Além das atrações de diversas linguagens, ações deformação cultural, entre oficinas, palestras e workshops também integram aprogramação do festival.

Acompanhe tudo o que acontece no festival através deste blog. Programação completa AQUI.

 

< voltar para home