Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Cultura nordestina no encerramento do FPNC Agreste Central

O cantor Fagner encerra a edição do FPNC (Foto: Edmar Melo)

O cantor Fagner encerra a edição do FPNC (Foto: Edmar Melo)

Shows e apresentações de cultura popular movimentam o último dia do festival neste sábado (18/8)

O FPNC está em clima de despedida e organizou uma programação especial para o Polo Prado e o Palco Nação Cultural em Pesqueira, neste sábado (18/8), revelando as riquezas da música popular nordestina.

No Polo Prado, instalado no loteamento São Francisco, na cidade de Pesqueira, a programação começa às 20h, com o Reisado São Gonçalo. Em seguida, é a vez do coco, ritmo tipicamente pernambucano, subir ao palco com o Samba de Coco Canção Piô e o Trupé de Arcoverde, que, aliás, comemora, durante o dia, em sua cidade, o seu terceiro aniversário.

Já na Praça Estácio Coimbra, no Centro da cidade, o Palco Nação Cultural será cenário para mais uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O músico Azulão, de Brejo de Taquara, distrito de Caruaru, vai dar início à noite com muito forró pé de serra. Em seguida, o cantor Fagner comanda um show que mescla o romantismo de suas músicas ao forró. E encerrando a noite de despedida o FPNC do Agreste Central, a animação e o som da sanfona continuam com os músicos Santanna, Cezzinha, Nádia Maia, Cesar Amaral, Terezinha do Acordeon, André Macambira, Roberto Cruz, Bia Marinho, Rogério Rangel e Beto Hortis, que juntos apresentam o Projeto Viva Gonzagão.

Cultura popular

São Bento do Una recebe Encontro de La Ursas (foto: Clara Gouvêa)

São Bento do Una recebe Encontro de La Ursas (foto: Clara Gouvêa)

A programação deste sábado (18/8) do FPNC Agreste Central contou ainda com muitas outras apresentações de cultura popular, em diferentes cidades da região. Em São Bento do Una, por exemplo, acontece o Encontro de La Ursas, desde às 16h. O cortejo saiu do Casarão Alceu Valença em direção ao Largo 18 de Copacabana, com a participação do Grupo de Perna de Pau, da La Ursa Troça do Xoba, La Ursa Cariri, La Ursa Rua do Sapo e Urso da Frinca.

Em Pesqueira, no mesmo horário, um cortejo de cultura popular deu à cidade um clima de Carnaval, com grupos locais, como a Escola de Samba Ororubá, o Grupo Folclórico Os Cangaceiros, a Escola de Samba Labariri, Os Caiporas e a Orquestra Lira da Tarde. O percurso foi da Praça Dom José Lopes (Centro) até o Loteamento São Francisco (Prado).

Já em Brejo da Madre de Deus, o dia começou cedo, às 8h, com o Encontro de Repentistas e Emboladores, e a participação ainda da banda de Pífano Santa Luzia, de São Caetano, movimentando a feira livre do município, na Praça do Bom Conselho.

E em Sanharó, outra cidade integrada ao festival, a programação trouxe, a partir das 17h, o Bloco Lírico Velha Guarda de Pesqueira e o Grupo de Canto Reviver Seresta, na comunidade do Jenipapo, na zona rural. Mas antes, às 15h, o FPNC promoveu uma roda de diálogo com as importantes rendeiras da cidade, na mesma comunidade, onde em cada casa mora pelo menos uma delas.

< voltar para home