Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Cultura popular ganha as ruas de Gravatá

Pernambuco possui uma grande variedade de agremiações que mantêm viva a tradição da brincadeira de rua e como o Festival Pernambuco Nação Cultural busca contribuir para o fortalecimento das linguagens artísticas e fomentar a cadeia produtiva de todo o Estado, um dos destaques da programação é a Cultura Popular. Nesta sexta-feira (04/10) e amanhã (sábado, 05/10), Gravatá recebe dois cortejos que prometem encher as ruas da cidade de cores, música e tradição.

“Com o objetivo de fazer circular e por para brincar as agremiações da região, trazemos para a população um desfile leve, irreverente e colorido. Para assim, também formarmos novas plateias e darmos novos palcos aos nossos brincantes”, afirma Paulo Otávio, coordenador interino de Cultura Popular da Secult-PE / Fundarpe. A participação desses grupos colabora de forma direta para o fomento da arte, já que o Festival acontece em uma época diferente da que, habitualmente, os mestres colocam seus blocos na rua.

A programação também preza pelo intercâmbio dos grupos, uma forma de divulgá-los em outros locais além das suas cidades de origem. Nesta sexta-feira (04/10), desfilam pela cidade as seguintes agremiações: Banda Gilson do Pífano (Bonito), Grêmio Recreativo Boi Pavão (Limoeiro); Boi Teimoso (Limoeiro); Boi da Cara Branca (Limoeiro); Boi Caprichoso (Limoeiro); Boi Dourado de Limoeiro; Boi Carinhoso (Limoeiro).

Já no sábado (05/10) se apresentam os blocos Flor da Lira de Olinda, Amantes das Flores (Camaragibe), Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia (Olinda) e Saudade em Poesia (Gravatá). Nos dois dias, a concentração acontece na Escola Estadual Cleto Campelo, às 19h, com apoteose na Praça do Coreto.

A cultura popular esteve presente em todos os festivais, fortalecendo as expressões artísticas de cada região. Foto: Costa Neto

Agremiações desfilam neste fim de semana pela cidade de Gravatá. Foto: Costa Neto /Secult-PE

Apoteose dos cortejos acontece na Praça do Coreto. Foto: Costa Neto/Secult-PE

Apoteose dos cortejos acontece na Praça do Coreto. Foto: Costa Neto/Secult-PE

 

CULTURA POPULAR

Sexta-feira, 4/10

19h – Cortejo de Cultura Popular

Com Banda Gilson do Pifano (Bonito); Grêmio Recreativo Boi Pavão (Limoeiro); Boi Teimoso (Limoeiro); Boi da Cara Branca (Limoeiro); Boi Caprichoso (Limoeiro); Boi Dourado de Limoeiro; Boi Carinhoso (Limoeiro).

Concentração na Escola Estadual Cleto Campelo e apoteose na Praça do Coreto

Sábado, 5/10

19h – Cortejo de Blocos Líricos

Com Bloco Flor da Lira de Olinda; Bloco Carnavalesco Amantes das Flores (Camaragibe); Trupe Lírico Musical Um Bloco em Poesia (Olinda); Bloco Lírico Saudade em Poesia (Gravatá).

< voltar para home