Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Cultura Popular inspira intervenção de artes visuais

A intervenção Retrato: substantivo feminino reúne retratos em foto e vídeo confeccionados coletivamente pelas artistas visuais Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile e 25 mulheres ligadas a tradições culturais brasileiras

Retrato-substantivo-feminino_01

As Artes Visuais também marcam presença no Festival Pernambuco Nação Cultural Mata Norte com a intervenção Retrato: substantivo feminino. O projeto é uma criação coletiva em foto e vídeo idealizado pelas artistas visuais Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile, que desde 2009 trabalham junto a mulheres ligadas a tradições culturais no Brasil, de diferentes gerações. Integram o projeto 25 mulheres, de 13 a 95 anos, do Cavalo Marinho (PE), Reinado (MG) e Batuque de Umbigada (SP). As apresentações durante o FPNC Mata Norte acontecem em Condado, Camutanga, Itambé, Buenos Aires e Goiana (ver serviço abaixo).

O trabalho nasceu em Pernambuco, durante uma residência artística proposta pelas artistas a mulheres ligadas à tradição do Cavalo Marinho, em Condado, na Zona da Mata Norte. A intervenção Retrato: Substantivo Feminino é composta de fotografias em diferentes formatos (monóculos, tecidos impressos); vídeo-retratos de cada integrante, exibidos em um dispositivo em forma de “caixinha”, para visualização individual; correspondências em vídeo trocadas pelas integrantes de um local a outro do país; e intervenções sonoras criadas pelo músico pernambucano Helder Vasconcelos, a partir dos sons gravados durante as residências.

A produção das obras que integram o projeto se deu ao longo de três residências artísticas realizadas por Tatiana e Laura junto às mulheres ligadas às tradições culturais do Cavalo Marinho, do Reinado e do Batuque de Umbigada. “O ponto de partida do trabalho é o encontro, um encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. O retrato é proposto como processo lento e cuidadoso de fabricação de um olhar, de uma subjetividade. Retrato como forma de contar uma história”, explica Tatiana.

Serviço

Festival Pernambuco Nação Cultural apresenta Retrato: substantivo feminino

Condado – 02 de abril | 16h
Local: Praça onze de novembro

Camutanga – 03 de abril | 16h
Local: Praça Getúlio Vargas

Itambé – 04 de abril | 16h
Local: Praça Maria José de Andrade

Buenos Aires – 05 de abril | 16h
Local: Praça Antônio Gomes de Araújo Pereira

Goiana – 06 de abril | 16h
Local: Cine Teatro Polytheama

< voltar para home