Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Encontros apontam caminhos para políticas públicas em Taquaritinga

Promover a aproximação entre escritores e leitores e conhecer a realidade da produção de cada local, buscando contribuir para a ampliação de suas cadeias produtivas. Com esses objetivos, o Festival Pernambuco Nação Cultural promove em Taquaritinga do Norte o Encontro de Escritores e Leitores e o Seminário de Leitura e Bibliotecas. “Em cada cidade que passamos, ampliamos a massa crítica e obtemos dados sobre a realidade de cada região que nos ajudam na construção das políticas públicas para o setor”, afirma Wellington de Melo, coordenador de literatura da Secult-PE e Fundarpe.

O Encontro de Escritores e Leitores, que acontece nessa sexta-feira (13/9), às 16h, no Centro Comercial de Taquaritinga do Norte, também tem um papel estruturador, pois um dos seus momentos envolve uma escuta com os escritores sobre a realidade da cadeia criativa da região. As edições do FPNC na Mata Norte, no Sertão do Moxotó, no Sertão Central e na cidade de Caruaru também receberam o encontro que difunde a produção local e estabelece pontes entre escritores para que, ainda segundo Wellington de Melo, “a partir dessa iniciativa, possam desenvolver outros projetos juntos, além das ações do Festival”.

O Encontro de Escritores e Leitores já percorreu várias regiões do Estado. Foto: Costa Neto / Secult-PE

O Encontro de Escritores e Leitores já percorreu várias regiões do Estado. Foto: Costa Neto / Secult-PE

Após o Encontro, acontece um recital poético aberto ao público, às 19h30, com Meca Moreno (Diretor de Articulação Política da UBE), Jussara Salazar (Caruaru/Recife), Dimas Santos (João Alfredo) e Maciel França (Limoeiro), Gisele Barbosa (Limoeiro), Sivaldo Venerando (Limoeiro), Luis Esperantivo (Orobó/Cabo de Santo Agostinho), Wilma Torres (Taquaritinga do Norte/Santa Cruz do Capibaribe), José Roberto Celestino (Taquaritinga do Norte).

Também nessa sexta-feira (13/9), durante todo o dia, a cidade recebe o Seminário de Leitura e Bibliotecas – Parte 5: Agreste Setentrional, no Auditório da Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda. Em uma articulação com a Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, Livro e Leitura, a iniciativa oferece uma capacitação a gestores de bibliotecas públicas, além de mapear diversos aspectos desses espaços. Os dados obtidos irão contribuir para apontar caminhos para as políticas públicas para o setor.

LITERATURA

Local: Centro Comercial de Taquaritinga do Norte

Sexta-feira, 13/09
16h – Encontro de Escritores e Leitores

19h30 – Recital Poético
Com Meca Moreno (Diretor de Articulação Política da UBE), Jussara Salazar (Caruaru/Recife), Dimas Santos (João Alfredo) e Maciel França (Limoeiro), Gisele Barbosa (Limoeiro), Sivaldo Venerando (Limoeiro), Luis Esperantivo (Orobó/Cabo de Santo Agostinho), Wilma Torres (Taquaritinga do Norte/Santa Cruz do Capibaribe), José Roberto Celestino (Taquaritinga do Norte).
Mediação: Wellington de Melo.

Seminário de Leitura e Bibliotecas – Parte 5: Agreste Setentrional
Data: 13/09
Horário: Manhã e Tarde
Facilitador: Ana Maria Escurra e Maria Betânia
Local: Auditório da Escola de Referência Severino Cordeiro de Arruda

< voltar para home