Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Espaço de Design e Moda comemora sucesso de sua estreia no FIG

Pela primeira vez no Festival de Inverno de Garanhuns em 2012, o espaço foi um dos lugares mais bem avaliados pelo público

Espaço Design e Moda no FIG 2012 (Foto: Beto Figueiroa)

Espaço Design e Moda no FIG 2012 (Foto: Beto Figueiroa)

Um dos novos espaços do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Espaço Design e Moda foi um dos destaques da 22ª edição, segundo o público. As onze ações distintas organizadas para o FIG tiveram como focos a ideia da sustentabilidade e do empreendedorismo através de diversas possibilidades.

Cecília Pessoa, assessora de Design e Moda da Secult, revelou que o sucesso do evento se deu, em grande parte, à proposta de construção coletiva de um espaço para a vivência da arte. “Temos que pensar sempre em formas de fazer ações que driblem as dificuldades, pensar criativamente a economia é uma boa saída, por isso pensamos na estratégia de “adotar um objeto” como forma de dinamizar a construção coletiva do nosso espaço”, comentou Cecília. A assessora também informou que vários profissionais adotaram objetos através dessa campanha, um deles, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns Ornilo Lundgren, foi além e resolveu dar continuidade a uma das ações realizadas durante o FIG.

“Nós desenvolvemos na cidade o Programa Empreender Comunidade que trabalha no intuito de levar conhecimentos de empreendedorismo para as comunidades garanhuenses, e quando fomos apresentados ao Projeto SustentHabilite-se vimos nele uma oportunidade de somar nossas ideias”, descreveu Ornilo Lundgren.

Firmando uma parceria com associações comunitárias dos bairros da Liberdade e Boa Vista em Garanhuns, o Projeto SustentHabilite-se, desenvolvido no FIG, ofereceu a mais de 14 mulheres a oportunidade de aprender a confeccionar acessórios a partir de lonas e banners utilizados nas edições anteriores do Festival Pernambuco Nação Cultural. “Vimos nos olhos das mulheres o desejo de aprender, só temos a agradecer essa oportunidade e fica a vontade de dar continuidade a esse projeto e fazer dessas mulheres que participaram do SustentHabilite-se multiplicadoras dessa ideia”, complementou Ornilo Lundgren.

As oito vivências diárias promovidas dentro do Espaço Design e Moda levaram informações diversas sobre o uso das linguagens para o dia-a-dia das pessoas. Ilustração de moda, técnicas de passarela, intervenções em sombrinhas e guarda-chuvas, customização, dicas de tendências – verão 2012/2013, criação sustentável e registros culturais, além do desfile infantil com os acessórios Sustenthabilite-se foram os temas dos encontros que, segundo Cecília Pessoa, “fizeram muito sucesso, muitas pessoas iam procurar a casa só para isso.”

O Espaço Design e Moda também dialogou com outras formas artísticas culturais. “Abrimos um diálogo com a gastronomia e a música porque acho que é fundamental integrar num só espaço linguagens diversas”, explicou Cecília.

Os espaços Garimpo e Brechó foram um dos mais movimentados (Foto: Beto Figueiroa)

Os espaços Garimpo e Brechó foram um dos mais movimentados (Foto: Beto Figueiroa)

 O empreendedorismo e a sustentabilidade, norteadores do FIG, também estiveram presentes nas ações desenvolvidas na casa, tais como Garimpo, ação que reuniu oito marcas pernambucanas, o projeto “Lembra de mim!!!”, a ocupação Moda Sertão Vintage, a exposição “Coleção tulipas em tecidos ecológicos”, a ação “Ver, vestir e cantar: jovens gonzagas do Sertão”, a “Vivência Design e Cidade”, o desfile da Casa do Artesão com Cássio Bomfim e o lançamento do Zine Pantim, que circulou pelo próprio espaço e demais polos do evento.

< voltar para home