Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Festival leva ações educativas à cidade

Xilogravura (Foto: Clara Gouvêa)

Xilogravura (Foto: Clara Gouvêa)

Durante os próximos cinco dias (de hoje a 15/9), o FPNC leva uma grade composta por 15 ações de formação cultural a Gravatá. São duas rodas de diálogo, duas palestras e 11 oficinas de diversas linguagens e áreas compondo a programação educativa na região. Cinema de animação, teatro, dança, xilogravura, design, luthieria, além de cursos rápidos, para uso de ferramentas como Adobe e mídias móveis, estão na lista das oficinas oferecidas nesta edição.

Mestre Nezinho recebe alunos em seu ateliê, na Cohab II, e ensina como fabricar a chamada “viola dinâmica”, utilizada, sobretudo, por repentistas e cantores sertanejos. O instrumento tem um curioso sistema próprio, que amplifica o som. A oficina de luthieria, como se chama a arte de fabricar e reparar instrumentos de corda, é um dos destaques da programação de Gravatá, e foi pensada em parceria com a Coordenação de Cultura Popular da Secretaria de Cultura do estado. Já a tradição de fabricação de móveis com madeira maciça de Gravatá, conhecida como o polo moveleiro do estado, é tema de uma outra oficina, que vai focar no design como diferencial para a produção.

E seguindo o pontapé inicial dado em Pesqueira, no mês de agosto, com uma roda de diálogo instigante protagonizada por China, Clayton Barros e pelo DJ Renato da Mata, a edição de Gravatá leva Fábio Trummer (Eddie), Tiné (Orquestra Contemporânea de Olinda), DJ Dolores e Zé Brown ao centro da roda para discutir, no local, o mesmo assunto: o atual mercado de música no Brasil – no dia 15/9, às 17h, no Salão 3S. Roger de Renor e Patrick Tor4 também levam, na mesma data e local, um tema relevante para o FPNC, ao discutir a democratização da comunicação em uma roda de diálogo, a partir das 15h.

A entrada para as rodas é aberta ao público e as inscrições para as oficinas são gratuitas, e podem ser realizadas na Secretaria de Turismo de Gravatá (Rua Rui Barbosa, N˚150 – 2˚ andar).

 

< voltar para home