Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Festival leva arte e cultura para Taquaritinga do Norte

Entre os dias 09 e 14 de setembro, público confere uma diversificada programação artística que inclui shows de Marcelo Jeneci, Maciel Melo e Israel Filho

O circuito do Festival Pernambuco Nação Cultural segue a estrada e aporta, entre os dias 09 e 14 de setembro, em Taquaritinga do Norte, cidade famosa por suas dálias e belas paisagens. Com o objetivo de promover a descentralização dos eventos culturais e contribuir para o fomento da produção artística, o FPNC leva para a cidade oficinas culturais, cinema, espetáculos de artes cênicas, exposições, shows, entre outras ações.

Uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE) e da Fundarpe, em parceria com a prefeitura de Taquaritinga do Norte, o festival agrega a tradicional Festa das Dálias, na sua 15ª edição.

Pri Buhr

Pri Buhr

Marcelo Jeneci sobe ao palco Nação Cultural no sábado

A Praça Padre Otto Sailer, no centro, recebe o Palco Nação Cultural na sexta-feira (12/09) e no sábado (13/09), a partir das 21h, com shows que fomentam a produção musical fazendo uma mescla entre atrações tradicionais e mais contemporâneas. O público vai conferir as apresentações de artistas já consagrados da música regional e nacional como Maciel Melo, Marcelo Jeneci, Marrom Brasileiro e Geraldo Maia e, ainda, nomes que vêm despontando na cena musical pernambucana como Allexa, Diego Cabral e o caruaruense Almério.

A programação contempla diversas linguagens e terá início na próxima terça-feira (09/09) com oficinas gratuitas de Formação Cultural e ainda a Caminhada do Patrimônio, ação que trabalha o olhar crítico dos estudantes em relação ao Patrimônio Cultural de sua cidade. “O circuito de festivais Pernambuco Nação Cultural vai além da programação de shows. É uma grande culminância das políticas de cultura desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe em todos os setores da Cultura, cinema, teatro, dança, circo, literatura, fotografia. Assim fortalecemos a cultura em seus territórios, democratizamos o acesso e também promovemos uma circulação maior dos artistas por Pernambuco”, avalia o secretário de cultura, Marcelo Canuto.

Teatro,dança e circo estão com presença forte na programação. Durante os dias 11, 12 e 13, a cidade receberá espetáculos de grupos de Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho e Recife, visando assim promover um intercâmbio entre os grupos que atuam no cenário das artes cênicas de Pernambuco. A cultura popular estará presente com um cortejo que vai encher as ruas da cidade. No sábado pela manhã, os moradores e visitantes vão poder apreciar o Bacamarte – Pelotão de Leninha, o Grêmio Recreativo Boi Pavão, os bois Dourado de Limoeiro, Carinhoso, Leão, da Cara Branca, a Calus Frevança e Bonecos Gigantes.

Maciel Melo é uma das atrações da sexta-feira (12)

Durante toda a semana, o público ainda pode conferir as exposições do ‘7º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural’ e ‘Avesso’, do fotógrafo natural de Taquaritinga, Léo Lima. Além da cidade de Taquaritinga, Passira foi incluída na programação desta edição com ações especiais na Comunidade Quilombola Chã dos Negros, através da Coordenadoria de Povos Tradicionais. Haverá apresentações do Balé Afro Raízes e do Coco de Roda de Chã dos Negros, além de oficinas culturais acontecem no local.

PROJETOS QUE CIRCULAM POR TODO O ESTADO

A partir da quarta-feira (10/09), o público confere um projeto que tem feito grande sucesso por onde passa: o Cinema na Estrada. Com exibição gratuita de filmes, a mostra tem levado para todo o Estado a produção cinematográfica pernambucana e nacional proporcionando à população a oportunidade de apreciar a sétima arte. Nesta edição, os distritos de Jerimum e Padre Ibiapina, a Vila do Socorro, além da Comunidade Quilombola Chã dos Negros, em Passira, recebem os curtas e longas participantes do 7º Festival de Cinema de Triunfo.

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto

Cinema na Estrada circula por todo o estado.

Outras iniciativas que também têm circulado pelo estado dentro da programação do FPNC, e estarão presentes em mais uma edição, são ‘Livros Livres’ e ‘A Gente da Palavra’. De iniciativa da Coordenadoria de Literatura da Secult, a primeira ação tem como referência o conceito de bookcrossing, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixa-los em outro lugar para que mais pessoas os levem. Em Taquaritinga, a ação acontecerá no sábado, a partir das 6h, em diversos lugares públicos.

O A gente da Palavra (poesia que vai sendo declamada de porta em porta) acontece desta vez com os poetas Gleison Nascimento (Recife), Suzana Morais (Recife), Wilma Torres (Santa Cruz do Capibaribe) e João Higino (Taquaritinga do Norte).

FORMAÇÃO CULTURAL

Outro importante eixo do FPNC é a Formação Cultural que tem como prática estimular novos agentes culturais e, também, oferecer aperfeiçoamento de técnicas àqueles que já fazem parte da cadeia produtiva da cultura. Para as oficinas, as inscrições já podem ser realizadas na Secretaria de Turismo de Taquaritinga do Norte, no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h, até a segunda-feira (8).

Nesta edição, um dos destaques para os músicos da região é a Oficina de Rabeca, que será ministrada pelo cantor e compositor Cláudio Rabeca, integrante do grupo Quarteto Olinda. Já aos que quiserem desenvolver a arte do coco em seus trabalhos musicais, o compositor Severiano da Silva estará ministrando Oficina de Coco, explorando o ritmo no universo da região sertaneja de Pernambuco.

Outras opções ligadas às artes visuais e ao audiovisual, como Estímulo à Prática do Cineclube, Documentando e Princípios Básicos da Fotografia, além de confecção de livros artesanais e criações em arte, também estão à disposição do público.

Já para as rodas de diálogo, que serão realizadas exclusivamente para os moradores do Quilombo Chã dos Negros, em Passira, as inscrições estão sendo realizadas no próprio quilombo.

Acesse a programação completa AQUI.

< voltar para home