Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Festival leva programação de peso à serra

Nando Reis sobe com o show "Bailão do ruivão" à cidade (Foto: Divulgação)

Nando Reis sobe com o show “Bailão do ruivão” à cidade (Foto: Divulgação)

A caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural está prestes a subir a Serra das Russas, em direção a uma das cidades mais frequentadas do Agreste Pernambucano: Gravatá. O município, situado a 80 km do Recife, vai emprestar, de 11 a 16 de setembro, seu charme e temperatura amena para mais uma edição da 14ª Festa da Estação, que acontece junto ao FPNC.

A programação, que tem como principais características a qualidade, a diversidade, a gratuidade e a valorização da cultura pernambucana, vai levar a Gravatá shows, espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura popular, mostras de audiovisual, fotografia, além de ações de design e moda, e formação, como rodas de diálogo e oficinas.

Palco Nação Cultural
Montado no Pátio de Eventos Chacre Mussa Zarzar, no Centro da cidade, o Palco Nação Cultural vai concentrar os principais shows do festival, de quinta (13/9) a sábado (15/9), começando sempre às 22h. Quem comanda as pick-ups nos intervalos e fechamento dos shows, todas as noites, é ninguém menos que o DJ Dolores.

Na quinta-feira (13/9), o dia será de homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com arrasta-pé no salão. O artista local Galeguinho de Gravatá abre o palco, seguido do show de Toinho do Baião, com um repertório recheado de músicas de Gonzagão. Completando a noite, a experiente cantora e compositora Anastácia e o já consagrado forrozeiro Cezzinha do Acordeon levam forró de alta qualidade para o palco.

Na sexta-feira (14/9), a cantora paulista Mariana Aydar leva a Gravatá um show performático, baseado no seu último álbum, “Cavaleiro selvagem aqui te sigo”, lançado em 2011. Além do repertório do disco, Mariana deve fazer covers de artistas como Caetano Veloso e Zé Ramalho, além de tocar algumas músicas mais conhecidas, que a consagraram no cenário nacional. Na sequência, Nando Reis e os Infernais entram em cena,  com o show da turnê “Bailão do ruivão”, trabalho que surgiu do projeto MTV ao Vivo. Músicas nacionais e internacionais que fazem parte do imaginário musical de Nando Reis é que conduzem o repertório do show. Quem abre a noite é a banda Canta Gravatá, que vem fortalecendo a cena musical da cidade através de um cd que reúne artistas novos e veteranos, como Mauricio Meneses, Ricardo Alegria e Marcos de Lima. Em seguida, a cantora e compositora Chris Nolasco apresenta sua  voz mezzo soprano através das composições delicadas e poéticas do seu disco “Pele negra”.

No sábado (15/9), o sotaque carioca de Seu Jorge encerra a programação do palco, dividindo os holofotes com os pernambucanos do Dunas do Barato, da Orquestra Contemporânea de Olinda e da Eddie. Dunas do Barato, banda surgida em 2008, tem o tropicalismo como principal influência. Caetano, Gil, Novos Baianos casam com o Udigrudi pernambucano e dão o tom das composições do grupo, que começou com covers e agora já está gravando seu primeiro álbum. A Orquestra e a banda Eddie dispensam apresentações e são garantia de shows empolgantes, dançantes. Já o ator, cantor e compositor Seu Jorge traz para Gravatá todo o seu swing carioca com o show do disco “Músicas para churrasco – volume 1”.

Novidades
Nem só de palco principal é feito o FPNC. O tradicional Mercado Público de Gravatá vai receber um tempero novo a partir desta 14ª Festa da Estação. Da sexta (14/9) até o domingo (16/9), o horário de almoço e o começo da noite vai contar com jazz, música instrumental, forró pé-de-serra e samba.

As apresentações de Cultura Popular também serão ampliadas. Além do Encontro de Blocos Líricos, esta edição da festa vai contar com um grande cortejo na terça feira (11/9), com a participação dos Caretas de Triunfo, Orquestra de Frevo Isaías Lima (Triunfo), Maracatu Raízes de Pai Adão (Olinda), Afoxé Oyá Alaxé (Recife), Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, Boi Tira-Teima (Caruaru), Afoxé Alafin Oyó (Olinda), Escola de Samba Gigante do Samba (Recife).

Descentralização
O Alto do Cruzeiro vai receber mais uma vez um palco, sempre a partir das 19h, com shos musicais. Além disso, esta edição do Agreste Central vai contemplar os cinco distritos de Gravatá: Mandacaru, Uruçu Mirim, São Severino, Russinhos e Avenca, que receberão a mostra Cinema na Estrada e um pequeno palco com apresentações de cultura popular.

Confira abaixo a programação do Palco Nação Cultural. E em breve a programação completa do FPNC Gravatá!

Programação de shows do palco principal:

Shows | Palco Nação Cultural
Parque de Eventos Chacre Mussa Zarzar, sempre a partir das 22h

Quinta-feira, 13/9
– Galeguinho de Gravatá
– Toinho do Baião
– Anastácia
– Cezzinha do Acordeon

Sexta-feira, 14/9
– Canta Gravatá
– Chris Nolasco
– Mariana Aydar
– Nando Reis

Sábado, 15/9
– Dunas do Barato
– Orquestra Contemporânea de Olinda
– Eddie
– Seu Jorge

>> Nos intervalos e encerramento dos shows: Dj Dolores

Confira AQUI a programação completa.

< voltar para home