Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Filmes circulam a partir desta terça (11/9)

Animação "Até o sol raiá" é um dos curtas exibidos (Foto: frame do filme)

Animação “Até o sol raiá” é um dos curtas exibidos (Foto: frame do filme)

A caravana do audiovisual da Secretaria de Cultura do estado chega nesta terça-feira (11/9) a Gravatá, no Agreste, junto a toda a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural, que fica na cidade até domingo (16/9). Durante uma semana, diversos distritos do município recebem uma seleção especial de curtas-metragens nacionais que integram a Mostra Cinema na Estrada. A primeira localidade a assistir à grade de filmes é Mandacaru.

Com sessões gratuitas iniciando sempre às 19h, a mostra itinerante faz sua parada desta vez para exibir os curtas “Fulô de açucena”, de Marcos Carvalho; “O troco”, de André Rolim; “Garoto barba”, de Cristopher Faust; “Dia estrelado”, de Nara Normande; “Até o sol raiá”, de Fernando Jorge e Leandro Amorim;  e “Cinema americano”, de Taciano Valério.

A região sertaneja pernambucana é tema de uma das produções exibidas durante a Mostra Cinema na Estrada. Em meio à fantasia que o imaginário nordestino desperta, “Até o sol raiá”, animação de Fernando Jorge e Leandro Amorim, dá vida a bonecos de barro criados por um artesão de Caruaru. Segundo os diretores da produção, o curta funde a tradição do artesanato caruaruense com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Outra animação que também ilustra sua história com esse imaginário é “Dia estrelado”, de Nara Normande.

A Mostra Cinema na Estrada costuma acompanhar todas as edições do Festival Pernambuco Nação Cultural pelo interior do estado, com uma programação alternada de novos filmes a cada edição.

Confira a programação de Gravatá:

Terça-feira, 11/9
Distrito de Mandacaru

Quarta-feira, 12/9
Distrito de Uruçu de Mirim

Quinta-feira, 13/9
Distrito de São Severino

Sexta-feira, 14/9
Distrito de Russinhas

Sábado, 15/9
Distrito de Avencas

 

 

< voltar para home