Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

FPNC Agreste Central inova com polo no bairro do Prado

Banda FDR-ATP, de Belo Jardim, foi de rap (Foto: Costa Neto)

Banda FDR-ATP, de Belo Jardim, foi de rap (Foto: Costa Neto)

Bandas de garagem abriram a programação ontem (16/8) no palco descentralizado de Pesqueira

Por Giselly Andrade

“A gente espera que esse seja só o primeiro passo para o nosso bairro valorizar mais quem é daqui mesmo. Tem muita coisa boa aqui”, disse o pedreiro José Antônio enquanto perguntava se os amigos que o acompanhavam concordavam com ele. E todos disseram que sim. A opinião dele representa a de tantos outros moradores do Prado, em Pesqueira. O bairro, conhecido reduto de artistas, pela primeira vez ganhou um polo de programação no Festival Pernambuco Nação Cultural do Agreste Central. A programação do palco no local começou ontem (quinta-feira, 16/8).

O Mestre Luiz, do Samba de Coco Cancão Piô, lembra que antes as festas aconteciam no bairro e ele sambava até amanhecer. “Era muita festa e aqui no Prado tem muita gente que samba. A gente sente falta. É uma maravilha saber que lembraram do nosso bairro e vamos poder sambar no nosso terreiro”, disse, empolgado, o mestre. Ele vai trazer o seu Samba de Coco para brincar no polo no próximo sábado (18/8). Com 20 integrantes, a maioria da terceira idade, o Cancão Piô é um dos inúmeros grupos de cultura popular do Prado.

Além das manifestações populares, as bandas de garagem também existem em um número significativo no local. E foi pensando nessa cena cultural que a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe tiveram a iniciativa de montar um polo no bairro. A escolha aconteceu de forma conjunta com os artistas de várias áreas e o espaço onde acontecem os shows, o Loteamento São Francisco, está sendo ocupado pela primeira vez. “Nós identificamos junto com a população que aqui seria o lugar ideal para começarmos esse processo de descentralização do festival aqui em Pesqueira e, certamente, é uma iniciativa que tende a se consolidar, mantendo esse perfil de trazer os grupos da região”, afirmou o coordenador do FPNC, Leo Antunes.

Ontem (quinta-feira, 16/8), a primeira noite de shows foi dedicada às bandas de garagem. Os grupos Beck Way e Terceiro Sol, de Pesqueira, e FDR-ATP, de Belo Jardim, abriram a programação do polo com pop, rock e rap. A população aprovou. “O nosso bairro é forte e animado. Olha só quantos artistas nós temos. Vou curtir a festa perto da minha casa e ainda ver meus amigos se apresentando. Está ótimo”, afirmou Danilo de Souza, técnico de som, que disse ainda que a partir de agora só pretendia ir aos shows do seu bairro.

Polo Prado valoriza as bandas da região, como Terceiro Sol (Foto: Costa Neto)

Polo Prado valoriza as bandas da região, como Terceiro Sol (Foto: Costa Neto)

A programação do Polo Prado continua nesta sexta e sábado, 17 e 18/8. Confira abaixo:

Shows | Polo Prado
Loteamento São Francisco

Sexta-feira, 17/8
20h – Zeca da Sanfona
21h – Genaílson do Acordeon
22h – Pastoril do Velho Dengoso

Sábado, 18/8
20h – Reisado São Gonçalo
21h – Samba de Coco Cancão Piô
22h – Samba de Coco Trupé de Arcoverde

< voltar para home