Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

FPNC Caruaru realiza 3ª edição do Seminário de Leitura e Bibliotecas

Na sexta-feira (17/5), o Festival Pernambuco Nação Cultural etapa Caruaru abre espaço para uma discussão atemporal, a quantidade e a qualidade de bibliotecas disponíveis no estado e as atividades de incentivo à leitura que elas realizam. Em sua terceira edição, o Seminário de Leitura e Bibliotecas acontece das 9h às 17h na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.

Facilitado pelos membros da Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura Ana Escurra, Aderilsom, Bárbara Gonçalves, Cida Fernandez e Gabriel Santana, o seminário será composto por duas partes. Pela manhã, uma mesa com palestras e discussões pretende conhecer a realidade de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias de Caruaru e das cidades vizinhas que compõem o agreste centro norte pernambucano, traçando um mapa das ações e das legislações municipais sobre bibliotecas no estado.

Para a facilitadora Ana Escurra, os seminário pode trazem uma “luz” para aquelas cidades em que o estado das bibliotecas é muito precário ou que não existe legislação específica para elas. “Uma realidade é que os nossos municípios não tem orçamento para bibliotecas, o que inviabiliza até a efetivação de alguma legislação que exista”, completa Ana.

A iniciativa da Secretaria de Cultura de viabilizar os seminários nos festivais surge com a intenção de dar visibilidade aos encontros e interiorizar as discussões.

Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura – Formada a partir de um desdobramento do I Seminário do Livro, Leitura e Literatura, realizado em abril de 2012, a Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura está dentro de um contexto nacional de luta por políticas públicas de cultura. Composta por representantes da sociedade civil, de órgãos públicos, de ONG’s e fundações e de empresas privadas é um coletivo que vem trabalhando já há algum tempo para a construção de uma política pública para o livro, leitura, literatura e bibliotecas.

O seminário busca conhecer a realidade das bibliotecas e discutir melhorias. Foto: Ricardo Moura/Secult-PE

O seminário busca conhecer a realidade das bibliotecas e discutir melhorias. Foto: Ricardo Moura/Secult-PE

< voltar para home