Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

FPNC Caruaru tem muito forró… e muito mais

Quem é capital do forró uma vez no ano, é capital do forró o ano inteiro. Que o diga Caruaru, cidade símbolo maior do São João pernambucano, que, neste fim de semana traz, mais uma vez, o forró carregado na veia, com a maratona de shows do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC). Desta sexta (28) até o domingo (30), os principais polos musicais – Alto do Moura, Estação e Palco Nação Cultural – vão fazer o público bater as tamancas, as chinelas e levantar poeira para entrar no embalo desse ritmo que é pra todos.

Eduardo Queiroga/Secult-PE

Eduardo Queiroga/Secult-PE

Elba Ramalho encerra o Palco Nação Cultural, no sábado (29)

Paraibana, mas de alma pernambucana, a cantora Elba Ramalho já é presença marcante nos grandes eventos que acontecem em Caruaru. Ela é a principal atração do Palco Nação Cultural, encerrando a programação do sábado (29). Recentemente, a cantora gravou um DVD, no Recife, relembrando seus 35 anos de carreira, com um apanhado de canções que marcam sua história. Parte dessa trajetória – cunhada pelas tradições nordestinas, como o bom e velho forró – estará presente em palco. Antes de Elba, quem se apresenta é a cantora Liv Moraes, que traz no sangue o DNA de um dos maiores mestres da música brasileira: Dominguinhos. A filha do músico irá apresentar grande parte do repertório do pai, que vem empunhando como legado eterno desse grande artista.

Ainda no sábado, outro nome que marca presença no Nação Cultural é o performático cantor Almério. Natural de Altinho, mas vivendo em Caruaru há cerca de 10 anos, ele irá fugir um pouco da linha forrozeira e apresentar um show que promete impressionar, seja pelas suas performances, pela voz peculiar ou pela pegada pop. Ele apresentará o repertório do seu primeiro CD, homônimo, lançado em 2013, com canções de nomes como Lula Queiroga, Vertin Moura e Lucky Luciano. O destaque da sexta (28), no Palco Nação Cultural, é o cantor, “cantador”, compositor e poeta Petrúcio Amorim, um dos grandes da música pernambucana, nome de tradição e respeito no cenário forrozeiro do estado. Neste show, ele contará com a participação do cantor Geraldinho Lins.

Marcelo Soares/Secult-PE

Marcelo Soares/Secult-PE

Natural de Altinho, Almério vive há 10 anos em Caruaru se apresenta, neste sábado (29)

Alto do Moura
Outro já tradicional polo de animação em Caruaru fica em um conhecido destino turístico: o Alto do Moura. Sempre a partir do meio dia, o palco irá receber artistas que carregam na bagagem a mais pura essência da música nordestina. A programação acontece neste sábado (29) e domingo (30), sempre a partir do meio-dia. Um dos destaques é o grupo Flor de Mandacaru que se apresenta no sábado. Em 2014, o grupo celebra um importante feito em sua trajetória: há 10 anos, eles participaram da abertura do São João de Caruaru. Inicialmente um trio, hoje, a banda conta com mais de uma dezena de integrantes e vem reverenciando a música popular nordestina por onde passa.

Estação
Já no Palco da Estação Ferroviária – com programação nesta sexta (28) e sábado (29) –há espaço também para outros ritmos. É o caso do grupo Samba Clube Retrô, que, como o nome já adianta, traz canções do mais autêntico ritmo brasileiro. O grupo de Belo Jardim levará ao palco clássicos do samba e releituras de canções de nomes como Clara Nunes, Geraldo Azevedo Elis Regina, entre outros.

Outro nome que flerta por praias musicais diversas é Jonathan Richard. O caruaruense foge à regra da cidade onde nasceu e, subversor, envereda pelo rockabilly, surf music e jazz, relembrando nomes da música americana dos anos 1950 e início dos 1960, como Elvis Presley, Bill Haley, Little Richard, entre outros.

Confira a programação completa dos palcos, por dia:

Sexta, 28/11

Polo Estação
Estação Ferroviária
A partir das 18h

- Rosimar Lemos
- Toni Maciel
- Riana

Palco Nação Cultural
Av. Rui Barbosa
A partir das 21h

- Elifas Júnior
- Valdir Santos
- Petrúcio Amorim – com participação de Geraldinho Lins
- Azulão e Azulinho

Sábado, 29/11

Polo Alto do Moura
A partir das 12h

- Banda Quentão – com participação de Marlene do Forró
- Flor de Mandacaru
- Didi Caruaru
- Gilvan Neves

Polo Estação
Estação Ferroviária
A partir das 18h

- Nika Macedo
- Jonatan Richard
- Samba Clube Retrô

Palco Nação Cultural
Av. Rui Barbosa
A partir das 21h

- Almério
- Benil – com participação de Roberto Cruz
- Liv Moraes
- Elba Ramalho

Domingo, 30/11

Polo Alto do Moura
A partir das 12h

- Caru Forró
- Jucélio Vilela – com participação de Cheiro de Sanfona
- Renilda Cardoso

< voltar para home