Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

FPNC Sertão Central: Diversão nos palcos e na rua

Espetáculos de artes cênicas chegam esta semana às cidades de Salgueiro e São José do Belmonte, durante o FPNC

Acompanhando a jornada rumo ao interior do estado, as artes cênicas também marcam presença na caravana do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC 2014), que está, durante esta semana, no Sertão Central. A partir desta quarta (21), o público da cidade de Salgueiro irá assistir a espetáculos de dança e teatro, numa programação que segue até o sábado (24). Neste mesmo dia, São José do Belmonte recebe uma apresentação circense em plena feira popular do município.

Em Salgueiro, o ponto de encontro das artes cênicas é o Teatro Professora Alaíde Conserva, que, nesta quarta (21), às 20h, exibe o espetáculo adulto “O caneco amassado”, do Grupo de Teatro Togarma. A história de um antigo bordel da cidade, contada por um viés humorístico e, ao mesmo tempo, dramático. Criada e dirigida por Jandier Dias, a peça foi lançada na cidade, em 2006, e já percorreu vários municípios, sempre envolvendo o público com personagens cativantes.

Divulgação

Divulgação

Espetáculo “Caneco amassado” será apresentado em Salgueiro, nesta quarta (21).

Na quinta (22), também às 20h, é a vez da Cia. Compassos de Dança trazer a Salgueiro o espetáculo “Os sete buracos”, um jogo cênico que propõe o encontro entre dança e teatro. Em quatro atos, a leitura do coreógrafo e do elenco daquilo que entra e sai pelas narinas, boca, olhos e ouvidos humanos. Cada uma das partes é precedida por um prólogo e com a utilização de vídeos, fotografias e sons, o público é provocado a pulsar junto e se conectar com o “buraco” escolhido para conduzir a cena seguinte.

Para os menores, a Cia. Faz de Conta traz o espetáculo “Conto de retalho”, que será apresentado na sexta (23), às 16h. São contações de histórias que se dividem em três momentos: um netinho que aprende de forma simples e emocionante a conhecer e decifrar as lembranças e os sentimentos, com a ajuda de sua avó; um outro menininho que mora ao lado de um abrigo de idosos e é amigo de uma velhinha que perdeu a memória, e um mundo de descobertas e uma vovó que adora viajar e aprender coisas sobre outros países e outras culturas, mas tudo isso sem precisar sair de casa.

Já no sábado (24), às 20h, a Cênicas Cia de Repertório encerra a programação em Salgueiro, com o espetáculo “A filha do teatro”. Através de monólogos, três mulheres revelam os fatos que antecederam um assassinato. São elas: a filha, sua mãe adotiva, diretora teatral; e a mãe biológica, ex-atriz pornô. Pela evocação do passado, o público vai montando o quebra-cabeças deste crime e de suas motivações a partir do ponto de vista das narradoras. As atrizes, dispostas em camarins, vão trazendo ainda ao palco o próprio frescor do processo de criação.

Belmonte
Também neste sábado (24), a programação de artes cênicas do FPNC segue para a cidade de São José do Belmonte, com o espetáculo circense “Palhaços na feira: Saltimbancos em brincadeiras”, da Cia. 2 em Cena. A partir das 10h, a feira popular do Centro de Belmonte será tomada por seis palhaços e um carrinho de som. Percorrendo todo o ambiente, eles irão criar situações a partir do que virem pela frente. No percurso, ainda serão apresentados números tradicionais de circos e palhaços brasileiros. Uma divertida brincadeira que faz lembrar os saltimbancos medievais que apresentavam os seus números nas feiras livres, comandada pelos palhaços: Capricha, Joe, Sem Nome, Ternura, Carambola, Bilac e Fujona.

SERVIÇO:

Salgueiro
Teatro Porfessora Alaíde Conserva

Quarta-feira (21/5), às 20h
“O caneco amassado” – Grupo de Teatro Togarma (Salgueiro)

Quinta-feira (22/5), às 20h
“Os sete buracos” – Compassos Cia. de Danças ( Recife)

Sexta-feira (23/5), às 16h
“Conto de retalho” – Cia. Faz de Conta (Garanhuns)

Sabado (24/5), às 20h
“A Filha do teatro” – Cênicas Cia. de Repertório (Recife)

São José do Belmonte
Feira do Centro de Belmonte

Sabado (24/5), às 10h
“Palhaços na feira, saltimbancos em brincadeira – Uma intervenção de palhaçaria” – Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança (Recife-PE)

 

< voltar para home