Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

FPNC Sertão Central: Forró e tradição no fim de semana em Belmonte

O Festival Pernambuco Nação Cultural está no Sertão Central, desde o último sábado (17/5), potencializando a cultura tradicional da região e valorizando a programação que é formada por artistas pernambucanos, a maioria da própria região. Diversas atividades artísticas gratuitas estão sendo oferecidas à população como teatro, dança, cinema e cultura popular nas cidades de São José do Belmonte, Salgueiro, Cedro e Parnamirim.

Nesse fim de semana, as ações serão intensificadas com os shows do Palco Nação Cultural e as tradicionais Cavalhada e Cavalgada à Pedra do Reino, na cidade de São José do Belmonte. Na sexta-feira (23/5), muito forró com as apresentações de Jackson da Sanfona, Liv Moraes e Amazan. No sábado (24/5), é a vez de Kenedy Brasil e Daniel São Paulo, Fábio Carneirinho e Santanna, o cantador. Nos intervalos, os violeiros Francinaldo e Zé de Oliveira mostram todo o improviso da poesia sertaneja. O Palco Nação Cultural está localizado na Avenida Primo Lopes, em frente ao Pátio de Eventos, e as apresentações começam às 22h.

Divulgação

Divulgação

Santanna encerra a programação do Palco Nação Cultural.

Ainda no sábado, o público acompanha a Cavalhada com apresentações de grupos culturais e uma representação teatral da luta entre os mouros e cristãos. E no domingo (25/5), o encerramento do FPNC acontece com a Cavalgada à Pedra do Reino, cenário de tragédia religiosa que inspirou a literatura nacional e a festa mais conhecida da região. A concentração acontece em frente à Igreja Matriz de São José, às 5h30, com apresentações do Coral de Cícero Mendes, da Banda Filarmônica São José e da Banda de Pífano Mestre Ulisses. Em seguida, os participantes cavalgam até a Pedra do Reino onde a programação continua com os shows do Trio de Forró Pé de Serra do Douglas, Aboiador Neto Barros, Kinho Callou e para encerrar, Josildo Sá.

Divulgação

Divulgação

A Cavalgada à Pedra do Reino é a festa mais tradicional da região.

HISTÓRIA – A edição do Festival Pernambuco Nação Cultural no Sertão Central tem início com a Cavalgada à Pedra do Reino. O festival nasceu desta celebração e hoje se espalha por todo o Sertão Central. A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife, pelas BR-232/PE-430). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos. Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

Confira a programação:

SHOWS
LOCAL: PALCO NAÇÃO CULTURAL
Av. Primo Lopes, em frente ao Pátio de Eventos

Sexta-Feira, 23/05, a partir das 22h
Jackson da sanfona
Liv Moraes
Amazan
- Violeiros Francinaldo e Zé Oliveira (nos intervalos)

Sábado, 24/05,a partir das 22h
- Kenedy Brasil e Daniel São Paulo
- Fábio Carneirinho
- Santana
- Violeiros Francinaldo e Zé Oliveira (nos intervalos)

CAVALHADA – APRESENTAÇÕES DE GRUPOS DE CULTURA POPULAR
Local: Praça Sá Moraes

Sábado, 24/05, a partir das 8hs
- Grupo de dança de São Gonçalo
-Violeiros Francineiro e Zé de Oliveira
- Grupo de dança Reisado do Mestre João Cicero
- Trio de Forró Pé de Serra do Douglas
- Grupo de Bacamarteiros do Vale do Pajeú

CAVALHADA
Local: Igreja da Matriz São José

Sábado (24/05), a partir das 14hs
-Banda Filarmônica São José
-Banda de Pifano Mestre Ulisses
- Grupo Cavalhada Zeca Miron

CAVALGADA DA PEDRA DO REINO (CONCENTRAÇÃO)
Local: Em frente à igreja da Matriz de São José
Domingo, 25/05, às 5h30
- Coral de Cícero Mendes
- Banda Filarmônica São José
- Banda de Pifano Mestre Ulisses

CAVALGADA ( APRESENTAÇÃO)
Local: Sítio Histórico da Pedra do Reino
Domingo, 25/05
Horário: a partir das 10h
- Trio de Forró Pé de Serra do Douglas
Aboiador Neto Barros
Kinho Callou
Josildo Sá

< voltar para home