Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Pôster do FPNC etapa Triunfo exalta a tradição da cidade

Com destaque para os elementos mais fortes da cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, o pôster que irá representar a próxima etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural mostra a imponência dos Caretas e do Cine Teatro Guarany. “Teatro do Careta” do designer Rafael Lima traz elementos presentes na arquitetura da cidade, além de também ter destacado a riqueza em água, já que a cidade é considerada um oásis no sertão.

Na ilustração, o Cine Teatro Guarany, construído em 1922 e considerado uma das maravilhas de Pernambuco, e o Careta, tradicional personagem do Carnaval da cidade, se unem em um único elemento. “Esse pôster foi motivado pela necessidade constante de criar algo novo e de conhecer novas culturas, principalmente lugares de culturas tão ricas o que acaba servindo de combustível para a criação”, explica Rafael.


Em segundo lugar, ficou o pôster “Reisado de Inverno na Terra dos Caretas”, de Ingrid Borba. Misturando técnicas artesanais e digitais em sua composição, o trabalho faz uma junção entre folguedos típicos do Nordeste com elementos visuais presentes na própria caracterização da manifestação popular.

“Pajeú em harmonia, poetizando seu chão” é o título do terceiro lugar da artista visual Girlayne de Lira que buscou representar a tradicional poesia da região – conhecida como a terra dos poetas. O pássaro surge, simbolicamente, levando as palavras do poeta mundo afora.

A comissão julgadora que selecionou os pôsteres foi formada pelos designers Priscila Lins – vencedora do Concurso de Pôster etapa Sertão do Moxotó, Janaína Branco e Arthur Braga, pela coordenadora de Artes Visuais Luciana Padilha e pelo gestor de comunicação Tiago Montenegro, ambos representando a Secretaria de Cultura e a Fundarpe, realizadoras do FPNC.

O Festival Pernambuco Nação Cultural – 56ª Festa dos Estudantes (Triunfo) acontece entre os dias 25/7 e 03/8. Em breve, será divulgada a programação completa.

< voltar para home