Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Gerlane Lops vai de samba e forró em Belmonte

Por Raquel Holanda

Um dos destaques do Palco Nação Cultural de São José do Belmonte nesta sexta-feira (25/5) é a cantora pernambucana Gerlane Lops. Numa apresentação dedicada ao samba, ela apresenta para o público do Sertão Central, em sua estreia na região, o trabalho “Da branca”, no qual reúne música autoral com clássicos do samba que fazem parte de sua trajetória artística. O disco relembra canções e interpretações de grandes mestres, como Paulinho da Viola, Chico Buarque, Clara Nunes e outros, além de canções de compositores pernambucanos, como “Ingratidão”, de Isaias do Cavaco (também inédita), e “A mesma rosa amarela”, do nosso Capiba, tendo como participação especial o Quinteto Violado. Em sua apresentação no FPNC do Sertão Central, Gerlane Lops ainda faz uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Além dela, sobem ao Palco Nação Cultural na mesma noite o grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Anchieta Dali e o Quinteto Violado. Os shows começam às 21h e são abertos ao público, com entrada franca. Abaixo, em entrevista ao FPNC.org, ela fala sobre seu trabalho e sua apesentação na cidade de Belmonte.

Gerlane Lops é um dos destaques do Palco Nação Cultural em São José do Belmonte na sexta-feira (25/5) (Foto: Divulgação)

Gerlane Lops é um dos destaques do Palco Nação Cultural em São José do Belmonte na sexta-feira (25/5) (Foto: Divulgação)

FPNC.org – Você já se apresentou alguma vez em São José do Belmonte? E no Sertão Central, já esteve alguma vez mostrando seu trabalho?
Gerlane Lops – Ainda não me apresentei em São José do Belmonte, a expectativa é grande. Estreamos o show “Da branca” no Sertão do Pajéu (Serra Talhada) e tivemos a oportunidade de passar também pela Mata Norte, pelo Agreste Meridional e pelo Agreste Central, Timbaúba, Águas Belas e Bezerros respectivamente.

FPNC.org – Como se sente participando do Festival Pernambuco Nação Cultural e levando o samba para o público do Sertão Central?
Gerlane –É sempre muito bom participar de festival, principalmente dentro do nosso estado. Por onde passamos, fomos muito bem recebidos e em São José do Belmonte, tenho certeza de que não será diferente. O nosso povo pernambucano é muito acolhedor.

FPNC.org – O que o público de Belmonte pode esperar para o show? Alguma novidade?
Gerlane –O show “Da Branca” é pura alegria, acima de tudo. E como novidade, especialmente para a cidade de São José do Belmonte, em um momento do show, vamos homenagear o centenário do mestre Luiz Gonzaga, misturando um pouco do samba com o forró, fazendo um samba de latada que é uma mistura puramente nordestina.

FPNC.org – Você está desenvolvendo o projeto “Samba de PE” na sede do Galo da Madrugada. A próxima edição será neste sábado (26/5). Qual o objetivo desse projeto? Pretendes executá-lo até quando?
Gerlane – O objetivo inicialmente é homenagear as escolas de samba do estado, a cada edição. A bateria e a alegoria da escola se apresentam e recebem das mãos da diretoria do Galo da Madrugada um troféu, entregue à presidência da escola. Em sequência, convidamos cantores (independente de estilo) para divulgação de seus trabalhos, fazendo uma mistura positiva e cheia de boas energias para o nosso público, que receberam todos que convidamos com muito carinho. O projeto Samba de PE, segue até o janeiro de 2013, com retorno após o Carnaval.

FPNC.org – No próximo mês de junho, você começará o trabalho de divulgação do seu DVD Gerlane Lops “Da branca”. Como pretende divulgá-lo? Podes antecipar uma breve agenda de shows?
Gerlane –Fazer shows é a melhor forma de divulgação do trabalho, contato direto com o público, com as rádios locais. Espero que em São José do Belmonte não seja diferente. Já começamos a divulgação no Recife e em João Pessoa, seguindo para outras capitais, como Salvador e Rio de Janeiro, próximas cidades agendadas. A agenda dos próximos shows é: 26 de Maio, 9 e 30 de junho no Projeto Samba de PE, na Sede do Galo da Madrugada; 20 de Junho – Forró do Trailler, no Clube Líbano; e 30 de maio a 08 de junho – divulgação DVD Gerlane Lops “Da Branca”, em Salvador e no Rio.

FPNC.org – Tens planos para serem postos em ação paralelamente à divulgação do seu DVD? Pretendes entrar em estúdio em breve?
Gerlane – O DVD acaba de sair do forno (risos). Importante divulgá-lo ao máximo e enquanto isso, continuo compondo e garimpando canções para um próximo projeto autoral, além de organizar uma pesquisa de repertório para um espetáculo que montaremos para 2013, em homenagem a Clara Nunes.

 

< voltar para home