Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Ícones da tradição de Pesqueira inspiram pôster vencedor

Com traços livres e elementos característicos da cultura local, o pôster “Fortes, ousados e delicados. Pesqueira mostra-se outra vez” foi o escolhido para representar o Festival Pernambuco Nação Cultural em um formato especial da Festa da Renascença, em Pesqueira. O concurso realizado pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, através da Assessoria de Design e Moda, busca fomentar a produção visual no estado, democratizando o acesso à linguagem.

O designer Bruno Parmera, criador da ilustração, utilizou tinta guache para dar vida aos traços fortes dos rostos ousados dos Caiporas de Pesqueira. Posteriormente, a pintura foi manipulada digitalmente para se unir aos demais elementos, como a releitura dos cocares, fazendo referência à Tribo Xucuru presente na região; e a renda da Renascença tão importante para a economia local. “Utilizei fragmentos que dialogam com a arte manual e com a digital numa estética contemporânea, a partir de uma vontade, como designer, de traduzir essa relação para um cartaz do FPNC”, afirmou o designer.

Pôster vencedor da etapa Pesqueira

Pôster vencedor da etapa Pesqueira

A ilustração da publicitária Priscila Lins ficou em segundo lugar. Com uma homenagem às rendeiras de Pesqueira e colocando-as em primeiro plano dentro do cenário cultural da cidade, o pôster “Mulher Rendeira” procurou valorizar as pessoas que trabalham para a preservação dessa arte que é símbolo da tradição local.

Segundo lugar do Concurso de Pôster etapa Pesqueira.

Segundo lugar do Concurso de Pôster etapa Pesqueira.

Já o artista plástico, ilustrador e designer Java Araújo foi o criador do terceiro lugar ‘Renascença e Xucuru: Viva Pesqueira’. Com uma mistura de três ícones tradicionais da cidade (a tribo Xucuru, a renda e o castelo construído por um comerciante local), ele criou uma figura única e original representada na ilustração.

Java Araújo ficou em terceiro lugar.

Java Araújo ficou em terceiro lugar.

A comissão foi formada pelas ilustradoras Simone Mendes e Bethânia Braga e o designer Mazinho Constantino, representando a sociedade civil. Pela Secretaria de Cultura, participaram da escolha Cecília Pessoa, assessora de Design e Moda, e Tiago Montenegro, gestor de Comunicação.

FPNC Pesqueira

O Festival Pernambuco Nação Cultural – 14ª Festa da Renascença de Pesqueira acontece entre os dias 26 e 31 de agosto com shows, espetáculos de artes cênicas, cortejos de cultura popular, oficinas de formação cultural entre outras atividades gratuitas. Em breve, a programação completa.

 

< voltar para home