Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Literatura nas ruas e budegas de Arcoverde e Sertânia

Além de um festival repleto de música e espetáculos, o FPNC tem se firmado como um importante espaço para aproximar a instituição governamental dos agentes da cultura em suas mais diversas linguagens. Na Literatura, acontecem várias atividades gratuitas que buscam ainda o fortalecimento do setor através de seminários e ações. Segundo Wellington de Melo, coordenador da linguagem, a ideia é realizar encontros com a cadeia criativa e mediadora para mapear o setor em todas as regiões. “Em 2013 queremos conhecer mais sobre a realidade daqueles que lidam com leitura e literatura nas cidades”, afirma.

Encontros buscam o fortalecimento do setor literário em todo o estado. Foto: Costa Neto

Encontros buscam o fortalecimento do setor literário em todo o estado. Foto: Costa Neto

Passeio Ciclístico da Poesia em Sertânia

Uma novidade desta edição é o Passeio Ciclístico da Poesia que alia o incentivo ao hábito de usar bicicletas à fruição da poesia. A pedalada acontece na cidade de Sertânia, na quinta-feira, a partir das 19h, e será intercalada com recitais em cada parada. Também em Sertânia acontece o ‘A Gente da Palavra’, projeto que circula todo o estado e será realizado pela segunda vez no Sertão do Moxotó. A ação consiste em levar poesia de porta em porta e acontece na quinta-feira, na Vila da Cohab, das 09h às 11h, e no bairro Mário Melo, das 15h30 às 17h30.

Budega é ponto da literatura em Arcoverde

Já a cidade de Arcoverde recebe dois encontros, de Poesia Oral e de Escritores e Leitores, voltados para a cadeia criativa, ambos na Budega da Poesia, em São Cristóvão. O primeiro será realizado na quinta-feira (18/4), às 19h, está em sua sua segunda edição e visa mapear as manifestações literárias ligadas à oralidade na região. O segundo tem o objetivo de difundir a produção literária contemporânea de diversas vertentes e também é um espaço de discussão para a realidade dos escritores da região. O Encontro de Escritores e Leitores acontece na sexta-feira (19/4), a partir das 15h.

Dentre as ações em Arcoverde acontece ainda o Seminário de Leitura e Bibliotecas – parte 2: Sertão do Moxotó, que busca aproximar a Comissão Intersetorial em Defesa das Bibliotecas, do Livro e da Leitura dos gestores de bibliotecas de cada região e, além de propor um espaço de capacitação, elaborar uma escuta para saber as reais necessidades do setor nas regiões para servir de subsídio na construção de políticas públicas. A ação acontece nessa quinta-feira (19/4), na Agência do Trabalho, a partir das 09h30.

“Como um dos polos mais fortes de Literatura, nada mais normal que a programação no Moxotó ganhe corpo a cada ano. Ainda há muito por conhecer e a cada edição do FPNC ficamos felizes em descobrir gente que está produzindo coisas muito legais e que vamos incorporando a nossas ações”, afirma Wellington de Melo.

 

< voltar para home