Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Mata Norte recebe primeira parada do Festival Pernambuco Nação Cultural 2012

De 26 de março a 1° de abril, Goiana e mais 18 cidades da região acolhem shows, encontros de cultura popular, espetáculos, mostra de audiovisual, oficinas e seminários. Veja programação completa.

Encontros de Cavalo Marinho e outras manifestações culturais integram programação (Foto: Daniela Nader)

Encontros de Cavalo Marinho e outras manifestações culturais integram programação (Foto: Daniela Nader)

A cidade de Goiana, na Mata Norte do estado, vivencia um momento especial de crescimento. Não estamos falando da economia, impulsionada pela instalação de novas fábricas e um salto grandioso para os próximos anos. Estamos falando da cultura, rica em manifestações como cavalo marinho, maracatus, mamulengos, entre outros brinquedos populares. O reconhecimento e a consagração destas tradições têm como principal vitrine a primeira edição do ano 2012 do circuito Festival Pernambuco Nação Cultural.

De 26 de março a 1° de abril, Goiana e toda Mata Norte irão sediar um dos maiores encontros de cultura popular do estado. Assim como tem sido nos anos anteriores, Goiana é a cidade polo do evento que, seguindo o conceito da descentralização das ações de cultura do Governo do Estado, acontece em mais 18 cidades da região: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Itaquitinga, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. O investimento no FPNC da Mata Norte, realizado através da Secretaria de Cultura, Fundarpe e com apoio de todas as prefeituras da região, é de pouco mais de R$ 1 milhão.

Com uma distância média de 60km do Recife, as cidades da Mata Norte estão preparadas para receber os visitantes. Eles poderão conferir shows, encontros de mestres de mamulengo, maracatu, cavalo marinho, literatura, audiovisual e um grande encontro de caboclinhos, que acontece no dia 1° de abril. Os shows acontecem em dois palcos. No centro de Goiana, da quinta-feira (29) até o sábado (1°), a Rua da Baixinha será endereço para uma mostra de artistas e grupos ligados aos gêneros musicais nordestinos, mas também à música pop e experimental.

Nomes como Siba, Josildo Sá, Baiana System, Tribo de Jah, Mestre Luiz Paixão e Arlindo dos Oito Baixos estão na programação. Um show especial será o de Dominguinhos, que fará uma justa homenagem a Luiz Gonzaga. A partir da edição da Mata Norte e até o final do ano, o FPNC fará sempre uma homenagem a Luiz Gonzaga, lembrando o ano do seu centenário.
Um outro palco está sendo montado no distrito de Nova Goiana. No local, apresentam-se grupos ligados às tradições da Mata Norte. Na sexta-feira, mostra de coco de roda com Coco de Catolé, Coco de Pareia e Coco da Vanda.

No sábado, apresentam-se a Ciranda do Rosildo, Mestre Ferrugem, Coco de Sebastião Grosso e A Matinada. Além dos shows, encontros e espetáculos, a programação do festival reserva um evento especial de literatura. O encontro “1922 – 2012: 90 anos da
Semana de Arte Moderna” irá promover, em Nazaré da Mata, de 26 a 29, mesas redondas e oficinas com profissionais que irão discutir o tema.

Formação Cultural

Além de shows, espetáculos e encontros de cultura popular, 52 ações de formação cultural, entre oficinas, palestras e workshops também integram a programação do Festival. A lista completa de oficinas está disponível no site e as inscrições podem ser feitas durante toda a semana de 19 a 23 de março, nos locais onde os cursos serão ministrados.

Circuito Nação Cultural

Depois da Mata Norte, o Pernambuco Nação Cultural já tem parada certa. O Festival do Sertão do Moxotó levará para Arcoverde e demais cidades da região, de 9 a 14 de abril, mais uma mostra da diversidade da cultura pernambucana.

< voltar para home