Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Mercado combina com música

Alex Corezzi em Trio abriu a noite do novo polo musical de Gravatá (Foto: Ricardo Moura)

Alex Corezzi em Trio abriu a noite do novo polo musical de Gravatá (Foto: Ricardo Moura)

Mercado público de Gravatá recebe novo projeto do festival, com programação que vai até amanhã (16/9)

Por Julya Vasconcelos

Os primeiros minutos do debut do novo polo musical do FPNC de Gravatá, o Música no Mercado, foram marcados pela batida forte da alfaia de Lucas dos Prazeres, que hipnotizou a plateia e arrancou aplausos no final de algumas músicas às quais emprestou seu virtuosismo.  O percussionista faz parte do Alex Corezzi em Trio, que subiu ao palco montado dentro do charmoso Mercado Público de Gravatá, por volta das 19h de ontem (14/9). À alfaia de Lucas, se aliaram o saxofone de Alex Corezzi e os teclados de Jean Kapsa. O trio levou muito jazz e releitura de clássicos pernambucanos, como o célebre frevo “Quarta-feira ingrata (é de fazer chorar)”, de Luiz Bandeira.

Ray Charles, Marvin Gaye, Eric Clapton e Aretha Franklin. Entre a voz, o sax e a guitarra, o norte-americano Atiba Taylor passeou por clássicos do blues e do jazz, com direito a algumas paradas nos Beatles, reinterpretados sob a cadência do blues. A Uptown Band Duo, projeto do músico com o brasileiro Tomaz Lera, juntou um público de cerca de 200 pessoas no Mercado e levou todos a um delicioso passeio por uma das vertentes mais incríveis da música popular norte-americana.

Atiba Taylor interagindo com o público no Música no Mercado (Foto: Ricardo Moura)

Atiba Taylor interagindo com o público no Música no Mercado (Foto: Ricardo Moura)

Em meio a mesas regadas a conversas, petiscos e cervejas, a música ecou por todos os lados do Mercado Municipal. O pé-direito alto do espaço soou acusticamente perfeito. Uma vocação oculta. Andréa Pedroso cantou, vibrou e aplaudiu todas as músicas desde os primeiros minutos da apresentação. “Apesar de eu não entender muito de música, eu vejo claramente que isso aqui é cultura e é um presente pra gente”, disse Andréa, animada com a possibilidade do mercado ser cenário constante de apresentações de diferentes artistas.

O mercado continua com as portas abertas durante este FPNC. Confira abaixo o restante da programação neste fim de semana, que vai até amanhã (16/9):

Sábado, 15/9
9h30 – Cultura Livre nas Feiras
Maracatu Carneiro Manso
Leo do Acordeon
Banda de Pífano Gravataense
Bento Rezende – 21 anos sem Gonzaguinha
Banda Flash Back
Trio Nordestino do Forró
15h – Hipólito Moura e Severino Soares (Violeiros) e Júnior Cordel (Declamador)
16h – Tio do Acordeon

Domingo, 16/9
11h – Batuqueiros do Silêncio
12h – Catimbó do Forró
13h – Zezinho do Acordeon

< voltar para home