Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Música portuguesa encanta Triunfo

FPNC recebe o pianista Mario Moita e a tradição de Portugal

Em pleno Sertão do Pajeú, era possível ouvir um sotaque português vindo da Igreja Nossa Senhora das Dores, em Triunfo. Ao piano estava o músico Mario Moita, que tem um trabalho voltado para o resgate do tradicional fado. Na plateia, um público atento e encantado com a agradável surpresa que se mostrou aquela noite. “Eu não o conhecia, mas fiquei curiosa para ver sua apresentação e vejo que valeu a pena. A música dele é muito agradável. Ele toca e canta divinamente”, afirmou Dona Lourdes, 53 anos, que vai à missa todos os domingos à noite, e nesse último pôde apreciar a tradição vinda de Portugal.

Verner Brenan - Prefeitura de Triunfo

O pianista trouxe para o FPNC Triunfo o show ‘Piano de Luz’ com fados religiosos, onde ele ainda conta a história do ritmo. “Por ser em uma igreja, o show tomou outra dimensão, com um clima especial, uma conectividade muito boa com o público”, disse Mario Moita que afirmou que a boa receptividade do público brasileiro, especialmente do pernambucano, lhe dá ânimo para pensar em projetos que possam interagir ainda mais com a cultura local.

Apesar de não ser muito comum, Maria de Fátima Barros, triunfense, cresceu ouvindo a música portuguesa por influência de seu pai e tornou-se cantora de fado. “Foi uma honra poder ouvi-lo na minha terra, eu fiquei fascinada”, declarou ela que concluiu dizendo que o show do Mario Moita foi um presente para Triunfo.

Verner Brenan - Prefeitura de Triunfo

 

 

< voltar para home