Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

O audiovisual chega com força na Mata Norte

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Mostra itinerante leva ao público a mais recente produção local | Foto: Costa Neto

Mostra itinerante leva ao público a mais recente produção local | Foto: Costa Neto

Durante seis dias, o município de Goiana vai abrir alas para o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) Mata Norte 2014, que trará uma programação que tem na pluralidade de linguagens sua principal característica. Como não poderia deixar de ser, o audiovisual, um dos segmentos mais fortes no estado, marca presença no festival, que começa nesta terça (8/4). Abrindo a programação, a partir das 19h, a Mostra Cinema na Estrada vai ao distrito de Atapuz, onde serão exibidos diversas produções da safra pernambucana. Além disso, a programação do FPNC segue até este domingo (13/4), com diversas ações e exibições de filmes em diferentes pontos da cidade, todos os dias do festival.

Entre os destaques, está a celebração do centenário do Cineteatro Polytheama, que terá a Mostra de Cinema Adulto, com a exibição especial de “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, no domingo (13/4), às 19h, encerrando a programação do FPNC. O filme – primeiro longa de ficção dirigido pelo já conhecido roteirista de “Amarelo manga”, “Febre do rato”, “Árido movie”, entre outros – vem colecionando prêmios pelo Brasil. Após a sessão de “Tatuagem”, Hilton participa de um bate-papo com o público. Aproveitando a passagem pela cidade, ele também será o facilitador da Oficina de Roteiros para Cinema, que acontece de sexta (11/4) a domingo (13/4), no Cineteatro do SESC Goiana.

Durante o FPNC Mata Norte também acontecem a Mostra de Curtas Goianenses, que traz uma programação de filmes com enfoque na região, e a Mostra de Animação Infantil, ações que irão revelar ao público local as múltiplas facetas do cinema feito no estado, no Brasil e no mundo.

Cinema na Estrada

O FPNC Mata Norte 2014 dá o pontapé inicial para mais uma jornada do Cinema na Estrada, a mostra itinerante que percorre diversas cidades pernambucanas, ao longo do ano, levando a recente produção audiovisual local e nacional. A partir desta (8/4), ela chega ao município de Goiana, com uma programação especial de filmes que, normalmente, não são exibidos no grande circuito comercial de cinema. Todas as noites (exceto no dia 10), sempre a partir das 19h, as sessões começam em um ponto diferente da cidade.

Na programação, marcam presença alguns filmes que têm proximidade com a realidade do município – que tenham sido rodados na cidade ou que falem sobre ela ou seus personagens. São eles: “O mistério do Carmo”, “Zé Mateu”, “Cícero” e “Zé dos Anjos”. A Mostra Cinema na Estrada tem como principal objetivo divulgar a produção cinematográfica pernambucana, promovendo a exibição de filmes em regiões onde dificilmente se teria acesso a essas obras. A ideia é despertar o gosto pela sétima arte e possibilitar aos espectadores o despertar de outras visões do cinema.

Mostra de Curtas Goianenses

Goiana vai se ver e se reconhecer na telona durante o FPNC Mata Norte 2014. Nesta edição do festival, o público poderá conferir a Mostra de Curtas Goianenses, que acontece no próximo domingo (13/4), às 17h, no Cineteatro Polytheama, último dia da programação desta etapa. Serão exibidos quatro curtas que têm estreita relação com o município. Sejam eles filmes feitos por realizadores goianenses, que tenham sido rodados na região ou cujo enredo seja baseado em personagens do município, como é o caso de “Zé dos anjos”, de Hanna Godoy e Márcia Mansur, que traz o artesão goianense Zé do Carmo, Patrimônio Vivo de Pernambuco,  mostrando suas obras, seus questionamentos  e visões de mundo em seu ateliê. Também serão exibidos os filmes “Cícero”, “Zé Mateu” e “O mistério do Carmo”.

Mostra de Animação Infantil

Criança também gosta de cinema. E foi pensando nos pequenos que o FPNC preparou a Mostra de Animação Infantil, com a exibição de curtas-metragens do Animage – Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco. Será neste domingo (13/4), às 16h, no Cineteatro Polytheama. Uma oportunidade única para as crianças e jovens do município, que irão assistir a filmes das mais diversas nacionalidades. Na grade da programação há animações de países como Letônia, Rússia, Espanha, Suíça, Espanha e Hungria. “Sempre tivemos uma excelente recepção do público de Goiana com a Mostra de Animação Infantil. E com essa programação, tão diversificada, eles vão poder ver filmes que nunca achariam em nenhuma TV, nem no circuito tradicional de cinema. Algo bem diferente e divertido pra eles”, pontua a coordenadora de Audiovisual da Secult-PE, Carla Francine.

Confira AQUI a programação completa do FPNC Mata Norte 2014.

< voltar para home