Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Oficina de fotografia adentra o universo feminino de Gonzagão

Costa Neto

Oficina de fotografia instiga mulheres a buscar outros ângulos da obra de Gonzaga. Foto: Costa Neto

Oficina de fotografia instiga mulheres a buscar outros ângulos da obra de Gonzaga. Foto: Costa Neto

Começaram ontem (10/12) as oficinas de formação cultural do FPNC Viva Gonzagão. Fotografia, vídeo, técnica de som, empreendedorismo, são alguns dos temas abordados nas formações que duram toda a semana. O professor Álvaro Severo resolveu dar um tom diferente à sua oficina de fotografia, instigar uma turma de mulheres a captar através das lentes o universo feminino nas músicas de Luiz Gonzaga. “Gonzaga cantou muito a mulher, seu sofrimento, suas vitórias”, afirma Álvaro.

A turma de iniciantes na arte de captar imagens belas a partir da banalidade do cotidiano já era acostumada a fotografar seus familiares, a natureza. “Eu moro na zona rural, adoro fotografar plantas, bichos, insetos”, diz a aluna Sabrina. “Nós vemos muitas paisagens bonitas e queremos registrar”, destaca Fátima. O desafio que enfrentarão agora é se apropriar das técnicas da fotografia e lançar um novo olhar para seu dia a dia. “O fotógrafo busca encontrar um ângulo, uma história, um enquadramento que ninguém tá vendo”, diz o professor. Mas Álvaro também defende que não é necessário equipamentos caros para fotografar bem, “você consegue fazer uma foto surpreendente com uma câmera de celular”, afirma.

No universo feminino das letras de Luiz Gonzaga, as alunas acreditam que encontrarão grande riqueza .“Além de analisar a mulher trabalhadora, que tinha um monte de filho, que tinha o xerém pra fazer; ele fala daquela mulher sensual, cheirosa, arrumada”, diz Ana. “Gonzaga retrata a sensualidade e a força da mulher, a beleza não só física, mas a beleza maternal”, completa Álvaro.

 

 

< voltar para home