Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Parabéns a Gonzaga começa no Recife com os primeiros raios do sol

Alvorada Gonzaguena abre os festejos oficiais do centenário nesta quinta-feira (13/12).

O amanhecer recifense será diferente nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, data em que Gonzagão sopraria suas 100 velas. No Recife, a celebração oficial do centenário começará com os primeiros raios do sol. A partir das 6h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, diversos artistas se encontram para abrir uma jornada intensa de homenagens ao Rei do Baião.
A Alvorada Gonzagueana, que integra a programação especial da festa na capital pernambucana, celebrará a chegada do aniversário de Gonzagão com a tradicional salva de tiros de bacamartes. Em seguida, haverá apresentações de quadrilhas juninas, animando o dia com muito forró e xote, além de aboiadores e suas toadas, banda de pífanos, vaqueiros e grupos de xaxado, que prometem muito arrasta-pé.
A programação matinal continua às 10h, com a caminhada Sanfona do Povo. A partir deste horário, um grupo de sanfoneiros se encontra em frente ao Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República, no Bairro de Santo Antônio, onde serão recebidos com uma salva de tiros dos bacamartes. Lá os músicos tocam o repertório de Gonzaga até as 12h, quando seguem em caminhada para o Marco Zero, passando pela Rua Marquês de Olinda e Rua da Moeda. Chegando ao porto, realizam uma grande roda de sanfona até as 17h.
A expectativa é que se reúnam de 30 a 50 sanfoneiros, entre eles, Severino dos 8 Baixos, Marcelo de Feira Nova, Jó Silva, Arlindo Moita, Geno Melo, Nerilson Buscapé, Vinícius, Néo, Zé Bicudo, João Carlos, Deda, Lenilson Filho, Patrício, Alisson, Thiago, Ceça Mariano, Luizinho dos 8 Baixos e Valkíria.

< voltar para home