Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Pôster de Daaniel Araújo ilustra o FPNC Sertão do Moxotó

O pôster "Sambada universal" é o vencedor da etapa Moxotó

O pôster “Sambada universal” é o vencedor da etapa Moxotó

A peça acima é a obra vencedora do Concurso de Pôster Festival Pernambuco Nação Cultural etapa Moxotó! Sendo o coco uma das principais referências culturais da região sertaneja, o artista plástico e designer Daaniel Araújo prestou uma homenagem aos mestres coquistas com o pôster intitulado “Sambada Universal”.

Além dos cartazes e material de folheteria do festival, a criação de Daaniel também poderá ser apreciada na sinalização de todos os palcos do evento,  que acontece e 16 a 21 e abril nas cidades de Arcoverde, Sertânia, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá e Manari.

O pôster vencedor foi escolhido pela comissão formada por Leo Antunes, coordenador do Festival Pernambuco Nação Cultural; Ana Lira, assessora de Design e Moda da Fundarpe; e os representantes da sociedade civil: Samuca Andrade, chargista do Diário de Pernambuco e organizador do I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco 2012; Isabela Faria, designer gráfico da FAZ Design; e Daniel Edmundson, designer gráfico e sócio da Mooz. Os inscritos enviam o material sem qualquer informação que identifique o autor da obra, conforme previsto no edital.

“Sambada Universal” conta com uma mistura de estilos em sua composição que vão da pintura impressionista consagrada por nomes do passado até elementos contemporâneos. O principal elemento do pôster é composto por mestres do samba de coco, manifestação característica da região. Segundo o designer autor da obra, “a principal motivação para a realização do desenho está na admiração pelo samba de coco. Um estilo musical de representações estéticas muito particulares”, afirma Daaniel Araújo.

Inscrições abertas
As inscrições para selecionar a obra que representará a identidade visual da etapa Caruaru seguem abertas até o dia 15 de abril. O vencedor do concurso receberá, como nas edições anteriores, um prêmio de R$ 2,5 mil.

Podem participar do concurso designers gráficos, ilustradores, artistas visuais, publicitários, estudantes e profissionais das áreas afins. Além de Caruaru, as inscrições também estão abertas para o Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão Central, que tem como cidades polo São José do Belmonte e Salgueiro.

Convocatória – seleção de Pôster FPNC 2013 regiões do sertão do moxoto caruaru e sertao central

Baixe aqui a assinatura da Fundarpe, Secult e Governo do Estado.
Baixe aqui a marca do Festival Pernambuco Nação Cultural.

As obras criadas devem dialogar com elementos que constituem a identidade cultural de cada uma das regiões. Ao final do ano, todos os pôsteres selecionados deverão compor uma exposição itinerante, cujos detalhes ainda serão definidos.

 

< voltar para home