Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Pôster do FPNC Caruaru propõe diálogo entre a tradição e a arte contemporânea

A segunda parada do Festival Pernambuco Nação Cultural 2014 vai acontecer em Caruaru, de 13 a 18 de maio. Em mais uma edição, a identidade visual do festival é o resultado do Concurso de Pôster FPNC, ferramenta de incentivo às criações dos designers e artistas visuais pernambucanos.

O pôster vencedor desta etapa, intitulado Barrocidisco, é de autoria da publicitária Priscila Lins. Ela conta que, após pesquisa sobre a cultura da cidade agrestina e dos elementos que comporiam o desenho, partiu para uma pintura em aquarela que retratou seus estudos anteriores.

Pôster de Priscila Lins vai orientar identidade visual do festival.

Pôster de Priscila Lins vai orientar identidade visual do festival.

O resultado é rico em imagens. Destaca o homem nordestino, sendo moldado pelas mãos de um artesão. Sua vestimenta em couro é rica em detalhes e representam o trabalho manual que tornam cada uma destas peças, única. O cartaz também revela que Caruaru, além do couro e do barro, é um dos principais polos chocalheiros da região, por isso a roda que se forma ao redor do homem é formada por chocalhos.

Cumprindo a missão de retratar a riqueza e diversidade da cultura caruaruense, a autora produziu uma obra igualmente plural, simbólica, rica em cores e imagens. O desenho de Priscila irá ilustrar não só o cartaz do FPNC Caruaru, mas será visto ainda em peças como testeira de palco, folders de programação, panfleto e demais peças de comunicação do festival.

A Comissão de Seleção foi formada pelos designers convidados Hassan Santos, Java Araújo e Renata Gamelo; além de Luciana Padilha, coordenadora de Artes Visuais da Secult-PE e Tiago Montenegro, gestor de comunicação da secretaria.

O pôster que ficou em segundo lugar foi batizado pela designer Kellen Linck de Efervescência. Também repleto de cores e simbolismos. O conceito considera tradicionalismos como a Feira de Caruaru e a obra do Mestre Vitalino, mas também observa a tendência mais urbana da cultura caruaruense, como o hip hop e o rock.

poster-caruaru-kellen

Obra de Kellen Linck ficou em segundo lugar.

Entre o Rock e a Tradição, da estudante de design Hanna Sá Barreto, também foi destaque na seleção de pôster, ficando em terceiro lugar. A ilustração explora a tendência mais urbana da cultura de Caruaru, com a ilustração de uma moça que se veste como uma roqueira do agreste, combinando piercings, coleira punk e guitarra, com chapéu de couro e gibão.

Obra de Hanna Sá Barreto também foi destaque na seleção.

Obra de Hanna Sá Barreto também foi destaque na seleção.

 

< voltar para home