Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Povo indígena kambiwá acolhe encontro cultural

Grupo de dança do Quilombo São Caetano participa do encontro (Foto: Costa Neto)

Grupo de dança do Quilombo São Caetano participa do encontro (Foto: Costa Neto)

 

A comunidade  indígena Kambiwá recebe nesta sexta-feira (19/4), às 16h, o Encontro da Cultura dos Povos Tradicionais e Populações Rurais, como parte da programação do FPNC Moxotó. O evento conta com a presença do Grupo Indígena Tuxá, de Inajá, que faz uma apresentação de seus rituais; o Ilu Ayê,  grupo de dança afro composto por quatro quilombos da região; e duas bandas de pífano, uma de Manari, outra do Quilombo Buenos Aires, de Custódia, e um grupo de coco de outra comunidade quilombola também de Custódia, o Samba de Coco Quilombo Cachoeira da Onça.

O povo Kambiwá vive na região das serras Negra e do Periquito, entre os municípios de Ibimirim, Inajá e Floresta, na região do Sertão do Moxotó, em Pernambuco. Mas até se consolidarem nesse território, aldeados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), sofreram muitas perseguições e massacres. É essa a história de seus antepassados. E é ela que contam hoje através dos jovens, no Grupo de Teatro Kambiwá, que também se apresenta nesta sexta no encontro. Formado por 18 jovens, o grupo existe há cinco anos e ensaia na rua, “fazendo todos da comunidade decorarem as falas”, como diz Chiquinho de Assis, da Coordenação de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE.

Além das apresentações culturais, é realizada ainda na aldeia Kambiwá, durante o encontro, a roda de diálogo “Política de cultura”, às 14h. E em Betânia, na Comunidade Quilombola São Caetano, será ministrada uma oficina de elaboração de projetos, para facilitar o acesso das comunidades tradicionais aos editais de incentivo e garantir a autonomia na confecção desses projetos.

As comunidades tradicionais recebem ainda a Mostra Cinema na Estrada e oficinas de cineclubismo.  Confira toda a programação AQUI

Serviço:
Encontro da Cultura dos Povos Tradicionais e Populações Rurais
No Povo Indígena Kambiwá, nesta sexta-feira, 19/4, às 16h
Com Grupo de Teatro Kambiwá (Ibimirim); Grupo Indígena Tuxá (Inajá); Ilu Ayê Comunidades Quilombolas São Caetano, Bredo, Baixas e Teixeiras (Betânia); Banda de Pífano Cultura do Meu Saber (Quilombo Buenos Aires – Custódia); Samba de Coco Quilombo Cachoeira da Onça (Custódia); Banda de Pífano Os Gatos (Manari); Violeiros Família Eduardo (Manari); Grupo de Teatro Cizarte (Manari).

< voltar para home