Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Produção audiovisual em debate

A Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco promove neste sábado (19/5), às 19h, o debate “Produção audiovisual no Brasil e em Pernambuco – oportunidades e perspectivas”, como parte da programação do FPNC Caruaru. Sob a mediação de Carla Francine, coordenadora da pasta, o encontro acontece na Casa da Cultura de Caruaru.

O encontro abre com a exibição dos curtas pernambucanos “Texas Hotel”, de Cláudio Assis; “Cinema americano”, de Taciano Valério; e “Elisa”, de Alice Gouveia. Em seguida, o produtor de elenco e ator Rutílio Oliveira se juntará aos cineastas que tiveram seus filmes exibidos para a mesa redonda.

"Texas Hotel", de Cláudio Assis, será exibido

“Texas Hotel”, de Cláudio Assis, será exibido

De acordo com Carla Francine, esta é uma oportunidade de promover uma discussão sobre a realidade do cenário audiovisual em Pernambuco e no País para estudantes, cineastas, pesquisadores e demais interessados. Além disso, de debater as formas de produção e de incentivo, também entre os assuntos do encontro.

O crescimento da indústria cinematográfica pernambucana provoca a necessidade de se ter conhecimento sobre as alternativas para produção e distribuição de projetos independentes em cinema e TV.

Segundo Carla Francine, esses debates têm o intuito de aproximar os realizadores do Agreste nesta discussão, tendo em vista que “o setor de audiovisual vive um período de crescimento no País e no estado, e a produção para televisão tem tudo para crescer ainda mais diante de incentivos e projetos de lei, como a Lei nº 12.485, que prevê a inserção de 3,5 horas semanais oriundas da produção independente, em todos os canais de TV por assinatura com concessão no País”.

Conheça os participantes do encontro:

Cláudio Assis: cineasta pernambucano muito premiado, nascido em Caruaru. Realizou os longas “Amarelo manga”, “Baixio da bestas”, “Febre do rato”. Antes disso, produziu e dirigiu vários curtas e foi diretor de produção do filme Baile Perfumado.

Alice Gouveia: curta-metragista e professora da UFPE. Tem experiência em produção para televisão. Dirigiu a série “Vamos comer Pernambuco” e participou da equipe das séries “Viva os brincantes”, “Expresso Brasil”, entre outras.

Rutílio Oliveira: produtor de elenco de vários longas-metragens brasileiros. Já trabalhou com Cláudio Assis, Nelson Pereira dos Santos, Fábio Barreto, Lírio Ferreira, Silvio Tendler, entre outros.

Taciano Valério: curta-metragista residente em Caruaru, premiado com “Bode movie”. Atualmente desenvolve o seu primeiro projeto de longa-metragem.

Serviço:

Debate “Produção audiovisual no Brasil e em Pernambuco – oportunidades e perspectivas”, com a exibição dos curtas “Texas Hotel”, “Cinema americano” e “Elisa”.
Quando: Sábado, 19/5, das 19h às 22h. Aberto ao público.
Local: Casa da Cultura de Caruaru – Parque 18 de Maio s/nº.

 

< voltar para home