Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Quilombo Chã dos Negros recebe ações do FPNC Taquaritinga do Norte

Localizada na zona rural do município de Passira, a 20 km do centro da cidade, a comunidade do Quilombo Chã dos Negros irá receber nesta sexta-feira (12), a partir das 15h, as apresentações do Balé Afro Raízes e do Coco de Roda de Chã dos Negros.

Rafa Medeiros

Rafa Medeiros

Coco de Roda de Chã dos Negros em apresentação no Polo Castainho, durante o 20º Festival de Inverno de Garanhuns.

O Coco de Roda de Chã dos Negros foi formado na comunidade quilombola há mais de 10 anos, sendo uma das atividades artísticas desenvolvidas e mantidas pelos moradores, inspirado na tradição centenária do coco na região. Já o Balé Afro Raízes é formado apenas por mulheres do Nascedouro de Peixinhos, em Olinda, visando o aprendizado e o resgate das tradições culturais africanas em suas atividades.
De acordo com Francisco de Assis, articulador regional de Povos Tradicionais e Populações Rurais da Secult-PE, a programação do Festival Pernambuco Nação Cultural no Quilombo Chã dos Negros, também possibilita que um novo ciclo de aprendizagem e práticas culturais seja desenvolvido para os grupos já existentes na referida comunidade. Nos dias 10 e 11, o festival realizou as rodas de diálogo “A Tradição do Coco e a Identidade Quilombola” e “Território e Legislação Quilombola”, proporcionando a atualização dos moradores em relação à manutenção de suas tradições e a diversos esclarecimentos envolvendo direitos e deveres.

Sexta-feira, 12/9
15h – POVOS TRADICIONAIS

Balé Afro Raízes
Coco de Roda de Chã dos Negros
Local: Quilombo Chã dos Negros

< voltar para home