Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Quinta é o dia da Sanfona de 8 Baixos

Amantes da sanfona de 8 Baixos se encontrarão em roda de prosa (Foto:Eric Gomes)

Amantes da sanfona de 8 Baixos se encontrarão em roda de prosa (Foto:Eric Gomes)

O fole tocado pelos filhos de Seu Januário é tema de encontro e de vídeo, na quinta (15/12)

José Januário Gonzaga do Nascimento, Francisca Januária dos Santos e Severino Januário, os três irmãos do mestre Gonzagão aprenderam junto com ele, dentro de casa, a admirar a profissão de ser sanfoneiro com o exemplo do próprio pai, Januário José dos Santos. Da família de 9 filhos, 4 deram pra artista e tinham paixão pelos 8 baixos. Arlindo trocou a sanfona de 120 pela de oito baixos que o consagrou, influenciado pelo rei do baião. É em torno de Gonzaga e da sanfona de 8 baixos que vai girar o I Encontro de Sanfonas de 8 Baixos de Seu Januário, na Fazenda Araripe, quinta (15/12), às 17h.

Os amantes do instrumento símbolo da tradição gonzagueana vão se reunir numa roda de prosa para tocar e falar do ofício junto a pesquisadores da área. Logo depois, às 18h, será exibido o documentário e lançado o livro homônimo: “Com respeito aos 8 Baixos”, do cineasta, músico e pesquisador, Léo Rugero. O filme, finalizado em junho deste ano, é fruto da dissertação de mestrado de Léo e aborda as transformações no aprendizado do sanfona e a influência de Luiz Gonzaga na propagação desta musicalidade.

A noite de quinta-feira termina com música. Às 18h30, dentre outros nomes do forró, sobem ao palco os mestres Zé Calixto e Luizinho Calixto, dois expoentes máximos do fole de oito baixos nordestino. Quem for à Fazenda Araripe também poderá conferir a música de Seu Bilino dos 8 Baixos, último remanescente deste tipo de sanfona no sertão do Araripe.

QUINTA (15/12)

I Encontro de Sanfonas de 8 Baixos de Seu Januário – Falando com Arlindo, Severino, Chiquinha, Zé Gonzaga – Roda de prosa com sanfoneiros de 8 baixos e pesquisadores

Local: Fazenda Araripe
Horário: 17h

Exibição do documentário e lançamento do livro “Com respeito aos 8 Baixos”, de Léo Rugero

Local: Fazenda Araripe
Horário: 18h

Palco Fazenda Araripe

-Os Gonzaquinhas
-Claudiana de França
-Leo Rugero
-Dijesus
-Bilino dos 8 Baixos
-Zé e Luizinho Calixto

Local: Fazenda Araripe
Horário: 18h30

< voltar para home