Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Pôster do FPNC Sertão Central evidencia pássaro armorial das obras de Gilvan Samico

“Ave do Cangaço”, ilustração de Kelen Linck Alves, é a vencedora do concurso de pôster da quarta etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural 2014, que de 20 a 25 de maio vai aportar no Sertão Central do estado, na cidade de São José do Belmonte. Numa emblemática figura, a ilustradora conseguiu resumir o conceito da cultura belmontense e, consequentemente, o perfil da próxima edição do FPNC.

cartaz-sertao-central

Pôster de Kelen Linck é o vencedor da etapa Sertão Central 2014

“A região do Sertão Central é conhecida pela tradição dos festejos da Cavalgada à Pedra do Reino, que simboliza a festa dos mouros e cristãos na cidade de São José do Belmonte. Os símbolos que se contrapõem na parte superior representam os dois grupos rivais protagonistas do evento”, justifica a ilustradora, se referindo ao principal episódio histórico de Belmonte, que gerou à tradicional Cavalgada, hoje uma das principais atividades da programação artística do festival. A figura tem inspiração clara na xilogravura, especialmente na obra de Gilvan Samico. Detalhes como o couro tratado, material típico do cangaço, na asa do pássaro, contribuem para enriquecer a imagem e fazer com que sintetize todo o espírito do lugar e de sua cultura. A partir da ilustração vencedora serão criadas todas as peças de comunicação do festival, desde testeira de palco aos cartazes e folders que trarão a programação completa de mais uma edição do FPNC. Em segundo lugar ficou o pôster “Celebração Armorial na Pedra do Reino”, de Java Araújo. O universo de Ariano Suassuna, suas imagens e signos serviram de mote para a criação do trabalho. Também evocando a cavalgada à Pedra do Reino, o cartaz retrata um caminho percorrido pela princesa celebrando a festa e a religiosidade.

Obra de Java Araújo

“Romanceiro da Pedra do Reino: o reger da alvorada” é o título do pôster de Gi Vatroi. Faz uma referência também direta à Pedra do Reino, às cores vermelha e azul que simbolizam mouros e cristãos, e traz também o pássaro (grande expressão da obra armorial de Gilvan Samico), numa junção, segundo a autora, do místico com o religioso.

Pôster de Gi Vatroi também foi destacado pela Comissão Julgadora

Pôster de Gi Vatroi também foi destacado pela Comissão Julgadora

A comissão julgadora que selecionou os pôsteres foi formada pelos designers Bruno Brasileiro, Guilherme Luigi, Arthur Braga, pela coordenadora de Artes Visuais da Luciana Padilha e pela gestora de comunicação Michelle de Assunção, ambas representando a Secretaria de Cultura e a Fundarpe, realizadoras do Festival Pernambuco Nação Cultural.

< voltar para home