Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Festival pernambuco nação cultural

Também tem Cultura Livre nas Feiras no FPNC!

Apresentação do Grupo Nacauã

Apresentação do Grupo Nacauã

O Projeto Cultura Livre nas Feiras se fez presente no Festival do Sertão do Moxotó. A partir das 9h30 da manhã do último sábado (14/04), quem passou pelo popular Cecora (Centro Comercial de Arcoverde),  pode conferir poesia, cultura popular e música em um toldo montado no meio da feira.

Estima-se que entre 40 e 50 pessoas acompanharam a ação. O público tinha uma característica flutuante, entre transeuntes e feirantes, de todas as idades, que assistiam a uma parte das apresentações e seguiam seus caminhos pelas barracas da feira livre.

Abrindo a programação, a poeta Edilza Vasconcelos recitou seus cordéis para os presentes. Depois, durante toda a manhã, em cada intervalo, ela voltava a assumir o microfone e recitava versos para o público.

O forró ficou por conta da dupla de sanfoneiros Paulinho e Pedrinho, ambos com 7 anos de idade, os mais jovens da região de Arcoverde. Eles foram acompanhados por triangulo e zabumba.

O Grupo Nacauã se apresentou às 10h30, e  prendeu bastante a atenção do público. O grupo, composto por mulheres, apresentou músicas de raízes africanas, com uso sobretudo de percussão e voz . Finalizando a manhã, os aboiadores Carrinho Morais e Naldo Barbosa convidaram as pessoas a participar ativamente da apresentação.

O projeto Cultura Livre nas Feiras é uma ação da Secretaria de Cultura de Pernambuco, e acontece durante todo o ano, valorizando não apenas os artistas populares, mas os usos e costumes presentes nas feiras, onde há grande circulação de pessoas nos municípios. Nesta segunda (16/04),  o projeto segue por Serra Telhada, com Roda de capoeira com o Grupo Muzenza, MPB Rai de Serra e Forró autêntico pé-de-serra.

 

< voltar para home